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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartín, Lisel Expósito-
dc.contributor.authorBandeira, Talyson Pereira-
dc.contributor.authorPinto, Davi Garcia Lopes-
dc.contributor.authorCastro Neto, Manoel Mendonça de-
dc.date.accessioned2022-06-20T15:20:16Z-
dc.date.available2022-06-20T15:20:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNETO, M. M. C. et al. Atraso de pedestres em travessias semaforizadas: uma comparação entre as modelagens pelo HCM e pelo microssimulador VISSIM. TRANSPORTES, [s.l.], Vol. 27, n. 1, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66513-
dc.description.abstractWith increasing attetion to non-motorized modes of transportation, the modeling of pedestrian traffic on urban crossings has been increasingly investigated in the literature. One of the main measures of effectiveness used to evaluate the operational performance of pedestrian crossings is delay, which is defined as the time that a pedestrian waits before crossing. Two of the major modeling approaches for estimating the average pedestrian delay are those presented by the Highway Capacity Manual – HCM, and those used by simulation software, such as VISSIM. The main objective of this work is to compare these two tools to estimate the average delay per pedestrian in signalized crossings. For this, two crossings of an intersection located in the city of Fortaleza were analyzed. It was concluded that the higher the degree of pedestrian’s violation of the red light, the better the estimation by VISSIM in comparison to that performed by HCM.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectModelagem de pedestrespt_BR
dc.subjectTravessias semaforizadaspt_BR
dc.titleAtraso de pedestres em travessias semaforizadas: uma comparação entre as modelagens pelo HCM e pelo microssimulador VISSIMpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o aumento da atenção ao transporte não-motorizado, a modelagem do tráfego de pedestres em travessias urbanas tem sido tema crescente na literatura. Uma das principais medidas de desempenho utilizadas para avaliar o desempenho operacional de travessias é o atraso, que é definido como o tempo de espera dos pedestres para iniciar a travessia. Duas das principais ferramentas de modelagem para estimar o atraso médio dos pedestres são o Highway Capacity Manual - HCM e software de simulação, como o VISSIM. O objetivo principal deste trabalho é comparar essas duas ferramentas para estimação do atraso médio de pedestres em travessias semaforizadas. Para isto, foram analisadas duas travessias de uma interseção localizada na cidade de Fortaleza. Concluiu-se que, quanto maior for a quantidade de brechas aceitas pelos pedestres durante o vermelho, mais realista será a modelagem realizada com o VISSIM em comparação com a proposta pelo HCM, já que a modelagem proposta para o simulador considera este tipo de comportamento dos pedestres.pt_BR
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