Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Maria Elias-
dc.contributor.authorSilva, Mirna Gurgel Carlos da-
dc.date.accessioned2013-11-14T14:11:22Z-
dc.date.available2013-11-14T14:11:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSilva, M. G. C.; Soares, M. E. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6643-
dc.descriptionSILVA, Mirna Gurgel Carlos. A aprendizagem da escrita em textos narrativos de gêneros jornalísticos em sala de aula. 2011. 327f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.biblioteca.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectSequência narrativapt_BR
dc.subjectSuperestrutura textualpt_BR
dc.subjectGênero notíciapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.subjectNarrative sequencept_BR
dc.subjectTextual superstructurept_BR
dc.subjectGender newspt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectGêneros na Comunicaçãopt_BR
dc.subjectJornalismo escolarpt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.titleA aprendizagem da escrita em textos narrativos de gêneros jornalísticos em sala de aulapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrCom ênfase na narração e na organização textual, esta pesquisa implementou a sequência narrativa e a superestrutura textual do gênero notícia, como ferramenta de auxílio nas produções textuais de Língua Portuguesa dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) da Educação pública cearense. Assim, foram investigados as macroproposições da sequência narrativa, (Adam, 2008, 2009) e os elementos da superestrutura textual da notícia, (van Dijk, 2003[1983 e 1985]), em que são asseguradas a tematização dos sujeitos e a exposição dos acontecimentos, na notícia. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas do 9º ano do EF de uma escola estadual, em Fortaleza, no Ceará, as quais atuaram como grupo controle e grupo experimental, visando à coleta do corpus constituído por 102 textos. A produção da escrita do grupo controle seguiu o planejamento pedagógico da escola, com as pesquisadoras participando apenas na aplicação de dois textos narrativos do gênero notícia, sendo um no início (pré-teste) e outro, no final (pós-teste). Os dois testes e as datas de aplicação foram os mesmos nas duas turmas. No grupo experimental, entre o pré-teste e pós-teste, foi desenvolvida uma sequência didática, em 24 encontros presenciais, adaptando as macroproposições da sequência narrativa (apresentação, complicação/desenvolvimento, clímax e desfecho) e os elementos da superestrutura textual da notícia (fato/o quê, tempo/quando, lugar/onde, personagens/quem, causa/por quê, modo/como e as consequências), incluindo o Projeto Piloto do Jornal On-Line: “Descobrindo e Adotando Nosso Bairro”, concebido por esta pesquisa e a ser desenvolvido, a “posteriori”, pelos alunos, com a supervisão dos professores e dirigentes da escola. Os textos coletados foram analisados quantitativa e qualitativamente, possibilitando atestar que as macroproposições da sequência narrativa, em consonância com os elementos da superestrutura textual da notícia, contribuíram para que os alunos do grupo experimental apresentassem melhores produções textuais narrativas, considerando o Pré-teste para o Pós-teste. Na sequência narrativa, o alunado do experimental demonstrou melhorias na materialização das macroproposições, ficando em 139%, em apresentação e complicação/desenvolvimento; 132% em clímax e de 111%, em desfecho. Na superestrutura textual, este alunado registrou uma melhoria ainda mais expressiva na utilização dos elementos, atingindo 172%, do lugar; 164%, do fato; 161%, da causa e das consequências; 158%, do modo; 116%, do tempo e 75%, do elemento personagens. Tais indicadores ratificam a eficiência pretendida por esta pesquisa, sendo viável a sua implantação de forma mais expansiva nas classes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Deve-se atentar, ainda, ao fato de que a apropriação das macroproposições da sequência narrativa e dos elementos da superestrutura textual da notícia, imprescindíveis a uma produção narrativa proficiente, têm de integrar as atividades didáticas normais, ultrapassando as regras de formatação do novo blog da escolapt_BR
dc.title.enLearning to write in journalistic genres of narrative texts in the classroompt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tese_mgcsilva.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.