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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFontenele, Ana Maria de Carvalho-
dc.contributor.authorLima, José Sérgio dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-13T17:57:56Z-
dc.date.available2022-06-13T17:57:56Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationLIMA, José Sérgio dos Santos. A economia da informação - algumas considerações sobre o mercado dos bens de informação. 2001. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66411-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInformação - Mercadopt_BR
dc.subjectInformação - Consumopt_BR
dc.subjectCiências Econômicaspt_BR
dc.titleA economia da informação - algumas considerações sobre o mercado dos bens de informaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho enfoca o mercado da economia da informação conceituando-o e apresentando seus elementos básicos de custos, segmentação de consumidor e como mantê-lo. A Internet exerce papel importante nesse mercado, já que por seu intermédio se realiza o comércio eletrônico e o fluxo de informações entre empresas e consumidores. A caracteristica principal dos bens de informação é a predominância dos custos variáveis sobre os fixos, não significando que a teoria econômica fique invalidada neste mercado. Para se produzir uma informação se faz necessário um alto investimento inicial, que será amortizado, geralmente, antes do inicio da produção. O resultado dessa produção é uma alta margem de lucro bruto, pois a operação em larga escala não delimita a reprodução do produto, possibilitando também grandes oportunidades de marketing. O conhecimento do consumidor é fundamental para a fixação de preços. O aprisionamento é um fenômeno que se dá quando o custo de transferência de uma tecnologia para outra é muito significativa, e isso pode ser para as empresas geradoras de informação uma fonte de problemas, como também pode ser a razão do sucesso nesse mercado de tecnologia. Basta para isso saber administrar esse fenômeno investindo na base de clientes, diferenciando seu produto dos concorrentes.pt_BR
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