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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66404
Tipo: | Dissertação |
Título : | Comunicação empresarial e patrocínio cultural incentivado: uma análise sob a ótica das críticas à Lei Rouanet |
Autor : | Pinto, Thiago Noronha |
Tutor: | Silva, Áurio Lúcio Leocádio da |
Palabras clave : | Patrocínio cultural;Lei Rouanet;Comunicação empresarial;Incentivo fiscal;Marketing cultural |
Fecha de publicación : | 27-abr-2022 |
Citación : | PINTO, T. N. Comunicação empresarial e patrocínio cultural incentivado: uma análise sob a ótica das críticas à Lei Rouanet. 2022. 153 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O financiamento cultural incentivado atrai críticas desde os primeiros anos da prática no Brasil, na década de 90. As críticas, que permanecem até hoje, dizem respeito, principalmente, a entrega às empresas do poder decisório sobre qual projeto receberá investimento e ao não alinhamento dos patrocínios realizados pelas empresas com as finalidades democratizantes da lei. Nos últimos anos, desde 2016, os mecanismos de patrocínio empresarial via incentivo fiscal, em especial a Lei Rouanet, vêm sofrendo um processo de deslegitimação, sendo, constantemente, apontados como desperdício, o que tem causado aumento das críticas ao financiamento estatal à cultura. Nesse contexto, é relevante investigar como as empresas estão comunicando suas práticas de patrocínio incentivado, sendo o objetivo deste estudo analisar a comunicação empresarial dos patrocinadores culturais sob a ótica das críticas à Lei Rouanet. Para alcançar o objetivo optou-se por uma metodologia de análise de conteúdo dos documentos empresariais dos cinquenta maiores patrocinadores nacionais no período de 2010 a 2019. Os resultados atestaram que as empresas justificam seus patrocínios destacando as positividades do fomento às manifestações culturais para a sociedade (inclusão social e geração de emprego) e o entendimento do acesso a essas manifestações ser um direito. Foi possível observar que os patrocinadores comunicam práticas que buscam trazer transparência e lisura aos processos de seleção de projetos (uso de editais, divulgação das comissões avaliadoras e políticas de patrocínio). Foram encontradas recorrentes restrições de temáticas (incentivo ao uso de álcool e drogas) e de proponentes (pessoa física). Percebe-se, na comunicação empresarial, o uso dos patrocínios culturais incentivados prioritariamente para construção de imagem, sendo também utilizado como estratégia de relacionamento com comunidades do entorno, evidenciando os interesses privados em detrimento dos interesses públicos. A comunicação sobre os patrocínios realizados se mostrou de baixa qualidade e insuficiente para atestar o alinhamento dos patrocínios com as finalidades da lei. A informação mais ausente foi a da origem do valor patrocinado: próprio ou incentivado. |
Abstract: | Incentivized cultural financing has attracted criticism since the early years of the practice in Brazil, in the 1990s. The criticisms, which remain to this day, mainly concern the delivery to companies of the decision-making power on which project will receive investment and the non alignment of sponsorships carried out by companies for the democratizing purposes of the law. In recent years, since 2016, corporate sponsorship mechanisms via tax incentives, especially the Rouanet Law, have been undergoing a process of delegitimization, being constantly identified as waste, which has caused increased criticism of state funding of culture. In this context, it is relevant to investigate how companies are communicating their encouraged sponsorship practices, and the objective of this study is to analyze the business communication of cultural sponsors from the perspective of criticism of the Rouanet Law. To achieve the objective, a content analysis methodology was chosen for the business documents of the fifty largest national sponsors in the period from 2010 to 2019. The results attested that companies justify their sponsorships highlighting the positive aspects of promoting cultural manifestations for society (social inclusion and job creation) and the understanding that access to these manifestations is a right. It was possible to observe that the sponsors communicate practices that seek to bring transparency and fairness to the project selection processes (use of public notices, disclosure of the evaluation committees and sponsorship policies). Recurring restrictions on thematic (incentive to use alcohol and drugs) and on proponents (individuals) were found. In business communication, the use of cultural sponsorships, encouraged primarily to build an image, can be seen, being also used as a relationship strategy with surrounding communities, highlighting private interests to the detriment of public interests. The communication about the sponsorships carried out proved to be of low quality and insufficient to attest to the alignment of sponsorships with the purposes of the law. The most absent information was the origin of the sponsored value: own or incentivized. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66404 |
Aparece en las colecciones: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
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