Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66385
Tipo: Tese
Título: Contributos do currículo em prol de uma educação para a paz
Autor(es): Lima, Maria José Marques
Orientador: Albuquerque, Luiz Botelho de
Coorientador: Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chave: Centro de Educação de Jovens e Adultos;Currículo;Educação para a paz;Práxis;Youth and Adult Education Center;Curriculum;Peace education
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Maria José Marques. Contributos do currículo em prol de uma educação para a paz. Orientador: Luiz Botelho de Albuquerque. 2022. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A pesquisa “Contributos do currículo em prol da educação para a paz” foi submetida ao Instituto de Educação da Universidade do Minho, para a obtenção do grau de Doutora em Ciências da Educação, na especialidade Desenvolvimento Curricular. O objetivo geral para a investigação foi compreender os contributos do currículo em prol de uma educação para a paz em uma escola pública que atende jovens e adultos. Foi desenvolvida através de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, por meio de um estudo de caso de uma das escolas intitulada Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), da cidade de Fortaleza/Ceará, Brasil. Para a recolha de dados, utilizou-se a análise de documentos, os registros de campo, a observação participante e a realização de entrevistas individuais (6 professores, 1 coordenador, 1 funcionário e 3 alunos). Teve como base o referencial epistemológico relacionado ao conceito de currículo e suas teorias, o currículo no Brasil e a sua legislação e o legado histórico da educação para a paz, fazendo uma relação com o conceito de currículo e a práxis, envolvendo temáticas de relevância para a humanidade, enquanto pessoas que habitam o mesmo planeta. As análises demonstram que o CEJA é uma escola de oportunidades, inclusiva quando atende alunos a partir dos 15 anos para o ensino fundamental e a partir dos 18 anos para o ensino médio, oferece matrícula todo o ano letivo, atendimento ao aluno de forma individualizada, personalizada. Há apenas nove CEJAs na cidade de Fortaleza, um número considerado exíguo para o seu tamanho territorial, pois o poder público precisa garantir o direito de estudar para todos. Quanto ao desenvolvimento do currículo, há ações e projetos que fazem parte da escola e, de certa forma, conduzem a um currículo prático que proporciona uma aprendizagem significativa, que contribui para a educação para a paz, à medida que as ações e projetos se propõem a um conhecimento que pode emancipar o educando numa visão ativa, participativa e crítica. Pondera-se como fundamental um currículo orientado pelas premissas da educação para a paz, no âmbito das escolas de tipologia CEJA, para a promoção do bem-estar e sucesso dos sujeitos no ambiente escolar e subsequente melhoria da integração capacitada dos sujeitos nos contextos sociais e culturais. Assim, deve-se procurar a centralidade do currículo nesses centros escolares de forma inter e transdisciplinar, usando os temas transversais da Base Nacional Comum Curricular, assim como temáticas de documentos mundiais oficiais. A pesquisa, em face dos resultados apresentados, considera-se como um contributo para a comunidade acadêmica e, também, para as políticas públicas da educação de jovens e adultos, assim como na melhoria da atividade de ensino.
Abstract: The research “Contributions of the curriculum in favor of education for the peace” was submitted to the Institute of Education of the University of Minho, in order to obtain the degree of Doctor in Educational Sciences, in the specialty Curriculum Development. The general objective for the investigation was to understand the contributions of the curriculum in favor of an education for peace in a public school that serves young people and adults. It was developed through a descriptive qualitative research, through a case study of one of the schools called Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), in the city of Fortaleza/Ceará, Brazil. For data collection, we used document analysis, field records, participant observation and individual interviews (6 teachers, 1 coordinator, 1 employee and 3 students). It was based on the epistemological framework related to the concept of curriculum and its theories, the curriculum in Brazil and its legislation and the historical legacy of education for peace, making a relationship with the concept of curriculum and praxis, involving themes of relevance to the humanity, as people who inhabit the same planet. The analyzes show that CEJA is a school of opportunities, inclusive when it serves students from the age of 15 for elementary school and from the age of 18 for high school, offers enrollment throughout the school year, individualized student service, personalized. There are only nine CEJAs in the city of Fortaleza, a number considered small for its territorial size, as the public power needs to guarantee the right to study for everyone. As for curriculum development, there are actions and projects that are part of the school and, in a way, lead to a practical curriculum that provides meaningful learning, which contributes to education for peace, as actions and projects are proposed. to a knowledge that can emancipate the student in an active, participatory and critical vision. A curriculum guided by the premises of education for peace, within the scope of schools of the CEJA typology, is considered essential for the promotion of the well-being and success of subjects in the school environment and subsequent improvement of the capacitated integration of subjects in social and social contexts. cultural. Thus, the centrality of the curriculum in these school centers must be sought in an inter and transdisciplinary way, using the transversal themes of the National Curricular Common Base, as well as themes from official world documents. The research, in view of the results presented, is considered as a contribution to the academic community and, also, to public policies for the education of young people and adults, as well as the improvement of teaching activity
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66385
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_mjmlima.pdf4,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.