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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66308
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Dialogismo e espetacularização nas capas da Veja e tweets: o primeiro mês do Governo Bolsonaro |
Título em inglês: | Dialogism and spetacularization on the covers of Veja and tweets: the first month of Bolsonaro government |
Autor(es): | Benaglia, Anderson William Marzinhowsky Heller, Barbara Furlan, Cristiane |
Palavras-chave: | Mídia;Dialogismo;Espetacularização;Dialogism |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | BENAGLIA, Anderson William Marzinhowsky; HELLER, Barbara; FURLAN, Cristiane. Dialogismo e espetacularização nas capas da Veja e tweets: o primeiro mês do Governo Bolsonaro. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 356-385, set./dez. 2021. |
Resumo: | Este artigo busca compreender as disputas de sentido atribuídas aos primeiros trinta dias do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019, nas capas da revista Veja, um dos periódicos de maior tiragem e circulação no Brasil, com aproximadamente 556 mil exemplares semanais, e nos tweets da conta pessoal do presidente, a mídia com maior número de seguidores e a que ele mais utiliza desde sua campanha. Foram analisadas, por meio de abordagem qualitativa-interpretativa, as imagens postadas no Twitter no mesmo dia da publicação de Veja e as relações com os enunciados verbais que as acompanham. Para tanto, apoiamo-nos nos conceitos de dialogismo, vozes e discurso centrípeta, de Mikhail Bakhtin (1999, 2010, 2015), e de espetacularização, de Guy Debord (1997). Concluímos que enquanto a revista põe a público a descrença em seu governo, o Twitter, em uma relação dialógica, edifica sua imagem, mostrando-o como homem de ação. |
Abstract: | This article seeks to understand the sense disputes attributed to the first thirty days of Bolsonaro government, in January 2019, on the covers of Veja magazine, one of the periodicals with the largest print run and circulation in Brazil, with approximately 556,000 weekly copies, and in the tweets from the president’s personal account, the media with the largest number of followers and the one that he has used most since his campaign. We analyzed, through a qualitative interpretive approach, the images posted on Twitter on the same day as the Veja publication and the relations with the verbal statements that accompany them. To do so, we relied on the concepts of dialogism, voices, and centripetal discourse, by Mikhail Bakhtin (1999, 2010, 2015), and of spectacularization, by Guy Debord (1997). We concluded that while the magazine makes public the disbelief in his government, Twitter, in a dialogic relationship, builds his image, showing him as a man of action. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66308 |
ISSN: | 2237-6321 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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