Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66301
Tipo: Artigo de Periódico
Título: “Isso não é Tumblr”: posturas críticas de internautas sobre um vídeo-tutorial no YouTube
Título em inglês: “This is not Tumblr”: critical postures of internet users about a tutorial video on YouTube
Autor(es): Seba, Adson Luan Duarte Vilasboas
Gallardo, Bárbara Cristina
Palavras-chave: Linguagem;Language;Identidade;Estilo Tumblr;YouTube;Identity
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: SEBA, Adson Luan Duarte Vilasboas; GALLARDO, Bárbara Cristina. “Isso não é Tumblr”: posturas críticas de internautas sobre um vídeo-tutorial no YouTube. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 335-355, set./dez. 2021.
Resumo: O posicionamento dos usuários por meio da língua(gem) nos espaços on-line é um ato constitutivo das redes sociais e tem sido tema de investigação no campo da linguagem, devido às pistas que sinalizam o funcionamento da sociedade contemporânea. Deste modo, o presente artigo tem o objetivo de investigar o posicionamento de uma produsuária e dos visualizadores de seu vídeo no YouTube que ensina a criar fotos Tumblr, bem como os efeitos de sentido produzidos por este vídeo. Por meio de observação participante, característica da etnografia virtual (HINE, 2000), realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. A base teórica está fundamentada em pesquisas que discorrem sobre práticas sociais e de linguagem nos espaços on-line, dentre elas, as de Barton e Lee (2015), boyd (2014) e Coscarelli (2016); e sobre a teoria do posicionamento, a partir de Davies e Harré (1990). A análise dos dados indicou uma tensão entre posicionamentos vigilantes de uma norma versus posicionamentos que reformularam os sentidos impressos no vídeo e fotos postados no YouTube, instruindo usos para o Tumblr. Os resultados apontam que a ideia de liberdade no meio on line enfrenta resistência, condicionada a prescrições, mas, ao mesmo tempo, oferece caminhos alternativos para a representação do eu nos espaços digitais.
Abstract: The positioning of users through language in on-line spaces is a constitutive act of social networks and has been the subject of investigation in the field of language, due to the clues they offer to understand contemporary society. Thus, this article aims to investigate the positioning of a video producer and some viewers of a YouTube video that teaches how to create Tumblr photos as well as the meaning effects produced by this video. Through participant observation, a characteristic of virtual ethnography (HINE, 2000), we conducted a qualitative and exploratory research. The theoretical study is based on works that discuss social and language practices in on-line spaces, among them, Barton and Lee (2015) boyd (2014) and Coscarelli (2016); and on the positioning theory, developed by Davies and Harré (1990). Data analysis indicated a tension between vigilant positions of a norm versus positions that reformulated the meanings of the video and photos posted on YouTube, aiming at instructing uses for Tumblr. The results show that the idea of freedom in on-line contexts faces resistance, conditioned to prescriptions, but, at the same time, offer alternative ways for the representation of the Self in digital spaces.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66301
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_aldvsebabcgallardo.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.