Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66238
Tipo: Dissertação
Título: O efeito das escolas federais sobre o desempenho no ENEM 2020 e a igualdade de oportunidades no acesso a esse tipo de ecola: análise comparativa para o estado do Ceará.
Autor(es): Sousa, Larissa Mota de
Orientador: Irffi, Guilherme Diniz
Palavras-chave: ENEM;Índice de Gini;Propensity Score Matching;Índice de Oportunidades Humanas;Ceará
Data do documento: 2022
Citação: SOUSA, Larissa Mota de. O efeito das escolas federais sobre o desempenho no ENEM 2020 e a igualdade de oportunidades no acesso a esse tipo de ecola: análise comparativa para o estado do Ceará. 2022.55f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a parcela do efeito das escolas federais no diferencial de notas do ENEM 2020 entre alunos desse tipo de escola e aqueles oriundos de escolas estaduais no Ceará e investigar se ocorre desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Médio federal. Para isto, utiliza-se o método de pareamento por escore de propensão (PSM) para comparar os desempenhos desses dois grupos, a partir de uma regressão probit que estima quais características afetam a probabilidade de estudar em escola federal no Ensino Médio. Ademais, são calculados o Índice de Gini, o Índice de Dissimilaridade (D) e o Índice de Oportunidades Humanas (IOH) para medir a desigualdade de oportunidades no acesso às escolas federais. A amostra final, após a aplicação de todos os filtros, consiste em 1.312 estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública em 2020 no estado do Ceará e que não apresentaram nenhuma variável omitida. Em relação aos resultados, após controle por variáveis de background familiar, étnicas e demográficas, pode-se dizer que estudantes de escolas federais apresentam melhores resultados em todas as provas do ENEM no Ceará e que a desigualdade de oportunidades no acesso a esse tipo de escola é muito pequena.
Abstract: The present research aims to analyze the share of the effect of federal schools on the results of ENEM 2020 on the difference in scores between students of this type of school in Ceará and those from state schools and to investigate whether there is inequality of opportunity in access to these federal schools. For this, the propensity score matching method (PSM) is used to compare the performances of the two mentioned groups, based on a probit regression that estimates which characteristics affect the probability of studying in a federal school. Furthermore, the Gini Index, the Dissimilarity Index (ID) and the Human Opportunity Index (HOI) are calculated to measure the inequality of opportunities in accessing federal schools. The final sample, after applying all the filters, consists of 1.312 students who completed high school in the public network in 2020 in the state of Ceará and who did not present any omitted variable.Regarding the results, after controlling for ethnic, demographic and family background variables, it can be said that students from federal schools present better results in all ENEM areas in Ceará and that the inequality of opportunities in access to this type of school it is very small.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66238
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_lms.pdf33,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.