Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66196
Tipo: Dissertação
Título: Análise da contribuição socioeconômica da política de açudagem: um estudo de caso
Autor(es): Magalhães, Walmir Severo
Orientador: Campos, Robério Telmo
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico - Aspectos sociais;Índice de Desenvolvimento Humano;Barragens e açudes
Data do documento: 1996
Citação: MAGALHÃES, Walmir Severo. Análise da contribuição socioeconômica da política de açudagem: um estudo de caso. 1996. 142 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66196. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O Nordeste, com uma área de 1.660.333 km², tem 60% do seu território dentro do polígono das secas, cuja periodicidade desorganiza a economia da região, com reflexos na ordem social. A política de açudagem para o combate às secas, implantada durante um século, possibilitou a construção de 70 mil açudes dentro do polígono das secas, que armazenam mais de 20 bilhões de m'. Porém, apesar dos expressivos esforços, os indicadores sociais e econômicos apresentam uma realidade de pobreza e de fragilidade econômica ainda decorrentes da forte dependência climática. A realização de estudos objetivando identificar e analisar os benefícios sociais e econômicos advindos da política de açudagem são inexistentes. Diante disso, levantou-se a seguinte questão: os açudes públicos têm gerado benefícios sociais e econômicos, comparativamente àquelas regiões que não usufruíram da política de açudagem? As áreas pesquisadas foram a região sob influência funcional do açude Realejo e a região do Santo Antônio, esta não atendida pela política de açudagem, ambas no município de Crateús, estado do Ceará. A metodologia empregada consistiu na determinação de medidas de resultado econômico das explorações agropecuárias e de índices de desenvolvimento humano, segundo modelo empregado pela ONU, através do qual foram calculados o Índice de Desenvolvimento Econômico e Social (IDES) e o Índice do Nível de Vida (INV). Determinaram-se os IDES's de 0,520 e 0,446 e INV's de 0,746 e 0,549 para as regiões do Realejo e Santo Antônio, respectivamente. Estes resultados mostram que a região sob influência funcional do açude Realejo apresentou maiores e melhores índices de desenvolvimento social, comparativamente à região do Santo Antônio, além de expressiva diferença dos indicadores de renda, participação econômica e saúde. Por sua vez, os indicadores de resultado econômico, tais como: Renda Líquida, Lucro, Taxa de Remuneração do Capital e Valorização da mão-de-obra Familiar, da área sob influência funcional do açude Realejo, foram superiores aqueles encontrados para a região do Santo Antônio. Assim, conclui-se que, grosso modo, a política de açudagem promoveu significativas transformações nas comunidades beneficiadas, sendo capaz de propiciar o desenvolvimento social e econômico das regiões beneficiadas. Diante desta conclusão, sugere-se a realização de estudos em outros açudes, considerando o grau de utilização das potencialidades destes açudes, assim como as características específicas de suas localizações.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66196
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_dis_wsmagalhães.pdf31,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.