Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Marcelo Chaves-
dc.date.accessioned2022-05-31T18:45:22Z-
dc.date.available2022-05-31T18:45:22Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOARES, Marcelo Chaves. Da caça às bruxas à caça ao menino afeminado: um relato de memórias queer na escola. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 97-110, nov. 2021/fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66173-
dc.description.abstractinate boy at school. Therefore, it makes use of the author’s memories, who is also the subject of the research and the bearer of queer memories. In this context, I narrate my memories and demonstrate its relationship with Queer Theory, in addition to clarifying the negligent way in which the school operated and collaborated in the hunt for effeminate children. Theoretical contribution is sought in Guacira Lopes Louro, Michel Foucault and Judith Butler to discuss the role of the school in the docilization of bodies, in the production of genders, sexualities and subjects in the structures of power.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Queerpt_BR
dc.subjectMemórias queerpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQueer Theorypt_BR
dc.subjectQueer memoriespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleDa caça às bruxas à caça ao menino afeminado: um relato de memórias queer na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho discute memórias de um professor que foi um menino afeminado na escola. Para tanto, faz uso de memórias do autor que também é sujeito da pesquisa e portador das memórias queer. Nesse contexto, narro minhas memórias e demonstro sua relação com a Teoria Queer, além de esclarecer a maneira negligente que a escola atuava e colaborava para a caça ao menino afeminado. Busca-se aporte teórico em Guacira Lopes Louro, Michel Foucault e Judith Butler para discutir o papel da escola na docilização de corpos, na produção dos gêneros, sexualidades e sujeitos nas estruturas de poderpt_BR
dc.title.enFrom the hunt of witches to the hunt of the effeminate boy: a story of queer memories at schoolpt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_mcsoares.pdf173,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.