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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Robson Guedes da | - |
dc.contributor.author | Santos, Mitz Helena de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T13:16:30Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T13:16:30Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Robson Guedes da; SANTOS, Mitz Helena de Souza. Escola e LGBTfobia: articulando possibilidades educativas para uma vida vivível. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 13-23, nov. 2021/fev. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-4620 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66165 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | LGBTfobia | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Escola e LGBTfobia: articulando possibilidades educativas para uma vida vivível | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em nossa contemporaneidade, atravessada por tantos desafios político-sociais, produzir e aglutinar pesquisas que promovam a interlocução entre as ciências sociais e a educação — abarcando as mais diversas perspectivas teórico-metodológicas e construindo, a partir das relações entre esses campos do saber, importantes debates sobre gênero e sexualidade na educação — apresenta-se como potente ferra menta na investigação e enfrentamento das práticas de LGBTfobia em suas variadas dimensões: nos processos educativos, nos espaços for mais ou informais de ensino, no cotidiano da relação entre discentes e docentes, na elaboração e implementação de políticas educacionais, etc. Enquanto campo de conhecimento, a educação dialoga com varia dos campos a exemplo das ciências sociais, da filosofia, da antropologia e tantos outros. Não se fixa a uma concepção unitária, mostrando se — desde seu surgimento e consolidação, como um campo teórico que empreende problematizações sobre o fazer pedagógico — sempre aberto a variadas significações, através de permanentes articulações teórico-práticas sobre o pensar a pedagogia (SILVA, 2020). Ao teorizar a escola, vários campos do saber tensionavam seu suposto estatuto natural, a exemplo das ciências sociais, as quais denunciavam a escola e seu poder institucional. [...] | pt_BR |
dc.title.en | School and LGBTphobia: articulating educational possibilities for a livable life | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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