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dc.contributor.advisorMagalhães, Maria Izabel Santos-
dc.contributor.authorPereira, Rebeca Sales-
dc.date.accessioned2022-05-27T12:11:26Z-
dc.date.available2022-05-27T12:11:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPEREIRA, Rebeca Sales. Práticas e eventos de letramento no contexto da estratégia de saúde da família. Orientadora: Maria Izabel Santos Magalhães. 2022. 328 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66124-
dc.description.abstractMy objective with this work is to analyze health literacy practices and events, in the context of the Family Health Strategy (FHS). The proposal presented is a congruence between the New Literacy Studies (NLS) and Critical Discourse Analysis (CDA), in its Dialectical-Relational aspect. To do so, I am based on the studies by Fairclough (2001, 2003), Chouliaraki and Fairclough (1999) and Magalhães, Martins and Resende (2017) regarding the theoretical-methodological framework of ADC; de Street (1984, 2014), Barton and Hamilton (1998), Baynham (1995), Barton, Hamilton and Ivanic (2000) and Heath (1982) on the NLS, among other authors. I carried out an ethnographic-discursive research (MAGALHÃES, 2000, MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017) in a Basic Health Unit (BHU) in a neighborhood in the city of Fortaleza, using socioeconomic factors related to the Human Development Index of the State of Ceara. I used techniques of semi-structured interviews, focus groups and participant-observation, aiming at triangulating the discursive and non-discursive data of the investigated social practice. In the analysis, the categories belonging to the three meanings of discourse were used: actional, representational and identificational (FAIRCLOUGH, 2003), in addition to the categories belonging to the NLS: literacy practices (STREET, 1984) and literacy events (HEATH, 1982; HAMILTON, 2000).The results showed that the health professionals of the investigated BHU prioritize oral texts in the interaction with users, due to literacy difficulties related mainly to economic issues and the advanced age of the majority. Professionals use strategies, such as language adequacy (avoiding technical terms) and multimodality, to assist them in various literacy events, especially in medication administration, although the most effective strategy is the participation of family members as literacy mediators. Health education events, especially those held in groups that bring together risk groups, such as the elderly and pregnant women, bring relevant benefits to health promotion and disease prevention for educated and non-educated people. Discourses such as scientific, socio-historical, humanization and public policies, among others, are mobilized by social actors as ways of acting, representing (themselves) and self-identifying (-self), revealing, among other aspects, that power relations between professionals and users impede the effectiveness of some literacy events, especially consultations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise de Discurso Críticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEstratégia de Saúde da Famíliapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titlePráticas e eventos de letramento no contexto da estratégia de saúde da famíliapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrMeu objetivo com este trabalho é analisar práticas e eventos de letramento em saúde, no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A proposta apresentada é uma congruência entre os Novos Estudos do Letramento (NEL) e a Análise de Discurso Crítica (ADC), em sua vertente Dialético-Relacional. Para tanto, tomo por base os estudos de Fairclough (2001, 2003), Chouliaraki e Fairclough (1999) e Magalhães, Martins e Resende (2017) a respeito do quadro teórico-metodológico da ADC; de Street (1984, 2014), Barton e Hamilton (1998), Baynham (1995), Barton, Hamilton e Ivanic (2000) e Heath (1982) sobre os NEL, entre outros/as autores/as. Realizei uma pesquisa etnográfico-discursiva (MAGALHÃES, 2000, MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um bairro da cidade de Fortaleza, tendo como critério de escolha fatores socioeconômicos relacionados ao Índice de Desenvolvimento Humano do Estado do Ceará. Utilizei técnicas de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e observação-participante, almejando a triangulação dos dados discursivos e não discursivos da prática social investigada. Foram utilizadas, na análise, as categorias pertencentes aos três significados do discurso: acional, representacional e identificacional (FAIRCLOUGH, 2003), além das categorias pertencentes aos NEL: práticas de letramento (STREET, 1984) e eventos de letramento (HEATH, 1982; HAMILTON, 2000). Os resultados apontaram que os profissionais de saúde da UBS investigada priorizam textos orais na interação com usuários, em razão de dificuldades de letramento relacionadas, principalmente, a questões econômicas e à idade avançada da maioria. Os profissionais utilizam estratégias, como adequação de linguagem (evitando termos técnicos) e multimodalidade, para auxiliá-los em vários eventos de letramento, principalmente na administração de medicamentos, embora a estratégia mais efetiva seja a participação de familiares como mediadores de letramento. Eventos de educação em saúde, principalmente os realizados em grupos que reúnem públicos de risco, como idosos e gestantes, trazem benefícios relevantes à promoção de saúde e à prevenção de doenças para pessoas escolarizadas e não escolarizadas. Discursos como o científico, o sociohistórico, o de humanização e o de políticas públicas, dentre outros, são mobilizados pelos atores sociais como maneiras de agir, representar (-se) e auto identificar (- se), revelando, dentre outros aspectos, que relações de poder entre profissionais e usuários impedem a eficácia de alguns eventos de letramento, principalmente a consulta.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

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