Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66011
Tipo: Dissertação
Título: Parenthood: o nascimento do primeiro filho e as dinâmicas de consumo sustentável em eventos de transição
Autor(es): Fernandes, Andreza Cristina de Sousa
Orientador: Romero, Claudia Buhamra Abreu
Palavras-chave: Socialização;Consumidores;Adulto Jovem;Poder Familiar
Data do documento: 31-Mar-2022
Citação: FERNANDES, Andreza Cristina de Sousa. Parenthood: o nascimento do primeiro filho e as dinâmicas de consumo sustentável em eventos de transição. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A socialização do consumidor adulto é compreendida por eventos de transição que desencadeiam diversos tipos de comportamentos, principalmente relacionados ao consumo. Essa abordagem sugere que o consumo é aprendido por meio da interação com fontes externas, referidas como agentes de socialização, ou seja, pessoas ou grupos capazes de influenciar emoções, atitudes e comportamentos. Além da influência desses agentes, os eventos transitórios são percebidos como janelas de oportunidades para que as pessoas passem a ter um consumo sustentável, a exemplo da parentalidade, compreendida como um evento transitório da vida que leva a pessoa a assumir outros papéis sociais desde o nascimento do primeiro filho. Assim, a maioria dessas mudanças que ocorrem ainda não possui um influxo natural nas matérias pró-ambientais, o que culmina na necessidade de entender o fenômeno em um contexto mais amplo da transição para a parentalidade, abordando a figura paterna e materna. Em tais circunstâncias, nesta pesquisa, o objetivo geral consiste em analisar como ocorrem as dinâmicas de consumo em momentos de transição da parentalidade. A coleta dos dados ocorreu on-line, por meio da realização de 15 entrevistas em profundidade, com o auxílio das plataformas Zoom e Google Meet, além de dados netnográficos coletados no Instagram e no site Baby Center Brasil. Cada entrevista realizada foi discutida e analisada isoladamente, antes de serem agregadas ao todo, por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que o nascimento do primeiro filho provoca mudanças na economia familiar, nos aspectos comportamentais, estruturais e na rotina dos pais, além de provocar diversos tipos de comportamentos mais sustentáveis, como o uso de fraldas ecológicas, a utilização de produtos usados (frugalidade) e o consumo de alimentos saudáveis (orgânicos) e os menos sustentáveis, como o uso de fraldas descartáveis, a aquisição de um veículo e o maior gasto de recursos. Além desses achados, foi evidenciado que o evento transitório da parentalidade não ocorre isoladamente, pois, antes do nascimento do primeiro filho, ainda na gestação, podem ocorrer outras transições simultâneas tais como: a pandemia, a mudança de moradia, a mudança de emprego e o matrimônio, além de ser influenciado por uma infinidade de fontes internas e externas.
Abstract: Adult consumer socialization is comprised of transition events that trigger different types of behaviors, mainly related to consumption. This approach suggests that consumption is learned through interaction with external sources, referred to as socialization agents, that is, people or groups capable of influencing emotions, attitudes and behaviors. In addition to the influence of these agents, transitory events are perceived as windows of opportunity for people to have sustainable consumption, such as parenting, understood as a transitory event in life that leads the person to assume other social roles from birth. of the first child. Thus, most of these changes that occur still do not have a natural influence on pro-environmental matters, which culminates in the need to understand the phenomenon in a broader context of the transition to parenthood, approaching the father and mother. In such circumstances, in this research, the general objective is to analyze how the dynamics of consumption occur in moments of transition from parenthood. Data collection took place online, through 15 in-depth interviews, with the help of the Zoom and Google Meet platforms, in addition to netnographic data collected on Instagram and on the Baby Center Brasil website. Each interview conducted was discussed and analyzed separately, before being aggregated as a whole, through content analysis. The results indicate that the birth of the first child causes changes in the family economy, in behavioral, structural aspects and in the parents' routine, in addition to provoking different types of more sustainable behaviors, such as the use of ecological diapers, the use of used products (frugality ) and the consumption of healthy (organic) and less sustainable foods, such as the use of disposable diapers, the purchase of a vehicle and the greater expenditure of resources. In addition to these findings, it was evidenced that the transitional event of parenting does not occur in isolation, because, before the birth of the first child, still during pregnancy, other simultaneous transitions may occur, such as: the pandemic, moving to a place of residence, changing jobs and marriage, as well as being influenced by a multitude of internal and external sources.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66011
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_acsfernandes.pdf55,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.