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Tipo: Dissertação
Título: O lugar da sociologia na educação integral sob a perspectiva de professores de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EEMTIs, de Fortaleza-CE
Título em inglês: The place of sociology in comprehensive education from the perspective of Full-time High School Teachers - EEMTIs, from Fortaleza-CE
Autor(es): Forte, Lorena Cristina de Queiroz
Orientador: Silva, Emanuel Freitas da
Palavras-chave: Sociologia;Educação integral;Ensino médio;Currículo
Data do documento: 2022
Citação: FORTE, Lorena Cristina de Queiroz. O lugar da sociologia na educação integral sob a perspectiva de professores de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EEMTIs, de Fortaleza-CE. Orientador: Emanuel Freitas da Silva. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: As mudanças globais na contemporaneidade demandam das escolas de ensino médio brasileiro a necessidade de estruturar um cenário de possibilidades que sinalizem para uma efetiva política pública educativa, comprometida com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população brasileira. Logo, o processo de socialização de jovens no espaço escolar não é simples e linear, afinal, nem sempre as lógicas escolares de socialização se aproximam das lógicas das culturas juvenis e das suas diversidades. Assim, os sistemas educativos devem prever a omnilateralidade, objetivando a educação integral, como perspectiva de melhorar a eficiência do processo pedagógico, garantindo a todos os estudantes o direito de desenvolverem as aprendizagens necessárias para gozo de uma cidadania plena. Como a educação, segundo Durkheim (1978) é um assunto eminentemente social, tanto pelas suas origens como pelas suas funções, o objetivo deste trabalho é compreender o lugar da Sociologia, no processo de educação integral, sob a perspectiva dos professores de escolas de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. Metodologicamente foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde realizamos análise documental e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos professores. Os dados obtidos na pesquisa nos trouxeram um olhar sobre a Sociologia como forma de potencialização da formação do homem exigido pela sociedade contemporânea, por possibilitar uma análise consciente e crítica dos processos sociais. Os professores das escolas de ensino médio em tempo integral de Fortaleza buscam despertar esse olhar, por meio de aulas baseadas nas experiências sociais, raciais, de gênero, de trabalho e de sobrevivência dos estudantes.
Abstract: The global changes in contemporaneity demand from Brazilian high schools the need to structure a scenario of possibilities that signal an effective public educational policy, committed to the multiple social and cultural needs of the Brazilian population. Therefore, the process of socialization of young people in the school space is not simple and linear, after all, the school logics of socialization do not always approach the logics of youth cultures and their diversities. Thus, the educational systems must foresee omnilaterality, aiming at integral education, as a perspective to improve the efficiency of the pedagogical process, guaranteeing to all students the right to develop the necessary learning to enjoy full citizenship. Since education, according to Durkheim (1978) is an eminently social subject, both by its origins and by its functions, the objective this work is to understand the place of Sociology, in the process of integral, from the perspective of full-time high school teachers in Fortaleza. Methodologically, a qualitative approach was used, where we performed document analysis and application of questionnaires and semi-structured interviews with teachers. The data obtained in the research brought us a look at Sociology as a way of enhancing the formation of man required by contemporary society, by enabling a conscious and critical analysis of social processes. Full-time high school teachers in Fortaleza seek to awaken this view, through classes based on the social, racial, gender, work and survival experiences of students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65951
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