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dc.contributor.authorSantos, Layslândia de Souza-
dc.contributor.authorMendes Segundo, Maria das Dores-
dc.contributor.authorSantos, Maria Escolástica de Moura-
dc.date.accessioned2022-05-18T21:02:19Z-
dc.date.available2022-05-18T21:02:19Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Layslândia de Souza; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; SANTOS, Maria Escolástica de Moura. Educação e reprodução social: o complexo educativo e o ajuste à lógica do capital. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 62-76, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65944-
dc.description.abstractThe present work is anchored in dialectical historical materialism and aims to understand the ontological process of formation of the educational complex in class society. Education is linked to the fundamental need for social reproduction and its emergence is intrinsically connected to the foundational complex of social being; labor. The transformations that took place in the educational complex are intimately linked to the process of complexification of capitalist society, in such a way that the logic of capital greatly influences the organization and regulation of education. Having said this, we present the present text organized in three fundamental parts, which synthesize the historical dialectic movement of education in a class society. With the advent of this society, the educational complex adjusts itself to the logic of the social division of labor, and becomes an institutionalized instrument for the maintenance of the bourgeois order. However, even though it manages the system of institutionalized education, capitalism is not able to stop the reflections that refute its sovereignty.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociedade de Classept_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEducação e reprodução social: o complexo educativo e o ajuste à lógica do capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho está ancorado no materialismo histórico dialético e objetivou compreender o processo ontológico de formação do complexo educativo na sociedade de classes. A educação esta ligada a necessidade fundamental de reprodução social e seu surgimento está intrinsecamente conectado ao complexo fundante do ser social; o trabalho. As transformações que aconteceram no complexo educativo estão intimamente ligadas ao processo de complexificação da sociedade capitalista, de modo que a lógica do capital influencia sobremaneira a organização e normatização da educação. Dito isto, apresentamos o presente texto organizado em três partes fundamentais, que sintetizam o movimento dialético histórico da educação na sociedade classista. Com o advento desta sociedade, o complexo educacional passa a se ajustar à lógica da divisão social do trabalho, e converte-se num instrumento institucionalizado de manutenção da ordem burguesa, porém, ainda que consiga gerenciar o sistema da educação institucionalizada, o capitalismo não é capaz de cessar as reflexões que refutam sua soberania.pt_BR
dc.title.enEducation and social reproduction: the educational complex and the adjustment to the logic of capitalpt_BR
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