Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte Júnior, Romeu-
dc.contributor.authorPinheiro, Camila Cirino Nogueira-
dc.date.accessioned2022-05-16T12:24:40Z-
dc.date.available2022-05-16T12:24:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO. C. C. N. Estação de metrô HGF. 2016. 187 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65820-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArquitetura metroviáriapt_BR
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.subjectMetrôpt_BR
dc.subjectPapicupt_BR
dc.titleEstação de metrô HGFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstações de metrô são importantes novos elementos na história das cidades, decorrentes das grandes transformações urbanas dos últimos dois séculos. A aglomeração populacional dos grandes centro urbanos, veiculada à revolução dos transportes de massa deu condições para o desenvolvimento de tecnologias que permitiram o crescimento fisico e econômico das cidades, impulsionando também a exigência por melhores soluções arquitetônicas e urbanísticas. Com o desenvolvimento do projeto de uma nova linha de metrô na cidade de Fortaleza, a linha Leste, é necessária a compreensão da importância das estações para o meio urbano. Pode-se equivocadamente entender estes espaços como elementos pontuais, no entanto seu uso se potencializa com a intervenção e planejamento desde a menor escala, como a da acessibilidade e comunicação visual, até a maior escala como a urbana, com elaboração de projeto paisagístico e cicloviário. Sendo assim neste trabalho foi escolhida para estudo a Estação do metrô HGF, no qual o capítulo do tema é abordado o estudo acerca da história metroferroviária e metroviária, no Mundo, no Brasil e no estado do Ceará. Os capítulos de referências projetuais e teóricas consistem na avaliação de obras escolhidas para a elaboração do projeto de arquitetura. No capítulo da localização é analisada tanto historicamente quanto fisicamente a região da intervenção, o bairro Papicu.O capítulo posterior expõe o partido arquitetônico e urbanístico e a proposta adotada no projeto da estação. O últimos capítulos expõem a comunicação visual desenvolvida para ilustrar o projeto e a proposta de edíficio misto para habitação social, elaborado para realocar tanto habitantes da região quanto comércios removidos do lote escolhido para a realização do estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_2015_ccnpinheiro.pdf23,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.