Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alex Sander da | - |
dc.contributor.author | Canarim, Guilherme Orestes | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Silvana Mazzuquello | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-11T11:20:58Z | - |
dc.date.available | 2022-05-11T11:20:58Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alex Sander da; CANARIM, Guilherme Orestes; TEIXEIRA, Silvana Mazzuquello. Pandemia e ensino: metamorfoses do educar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 289-299, set./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65743 | - |
dc.description.abstract | In this paper, we are dealing with the metamorphosis of teaching, in the pandemic context. With the help and support of some authors like Boaventura de Sousa Santos, Theodor Adorno, Slavoj Zizek, we try to elaborate an essayistic analysis, of some aspects of the transformations in teaching and learning in this current context of pandemic of health and global crisis. Using the integrative bibliographical research approach, we articulated some authors, texts, and concepts around the theme of our investigation. We address the following question: what or what are the implications of the transformations brought about by the covid-19 pandemic in relation to teaching and learning especially regarding the aspects of the virtual reach of these transformations? In this sense, our goal in this brief is to seek to understand some aspects of the unfoldings in the relationship of educating (or teaching) the pandemic, especially in the challenges imposed in this new moment in pandemic context. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Metamorfoses | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Metamorphosis | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Metamorfosis | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Educación superior | pt_BR |
dc.title | Pandemia e ensino: metamorfoses do educar | pt_BR |
dc.title.alternative | Pandemia y enseñanza: metamorfosis de la educación | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho trata das metamorfoses da docência no contexto de pandemia. Com o auxílio e o suporte de alguns autores, como Boaventura de Sousa Santos, Theodor Adorno, Slavoj Zizek, entre outros, procuramos elaborar uma análise, em formato ensaístico, de alguns aspectos das transformações no ensino e aprendizagem no contexto atual de pandemia de crise sanitária e global. Utilizando a abordagem da pesquisa bibliográfica integrativa, articulamos alguns autores, textos e conceitos em torno do tema da nossa investigação. Tratamos da seguinte questão: qual ou quais são as implicações das transformações trazidas pela pandemia da covid-19 em relação ao ensino e aprendizagem especialmente no que diz respeito aos aspectos do alcance virtual dessas transformações? Nesse sentido, nosso objetivo é buscar compreender alguns aspectos dos desdobramentos na relação do educar (ou do ensinar) a pandemia, em especial, nos desafios impostos neste novo momento em contexto pandêmico. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este artículo trata de la metamorfosis de la enseñanza,especialmente en el contexto de la pandemia. Con la ayuda de algunos autores como Boaventura de Sousa Santos, Theodor Adorno, Slavoj Zizek entre otros, intentamos elaborar un análisis, en formato de ensayo, de algunos aspectos de las transformaciones en la enseñanza y el aprendizaje en este contexto actual de pandemia de salud y crisis global. Utilizando el enfoque de investigación bibliográfica integradora, articulamos algunos autores, textos y conceptos en torno al tema de nuestra investigación. Abordamos la siguiente cuestión: ¿qué o cuáles son las implicaciones de las transformaciones provocadas por la pandemia del covid-19 en relación con la enseñanza y el aprendizaje, especialmente en lo que respecta a los aspectos del alcance virtual de estas transformaciones? En este sentido, nuestro objetivo en este escrito es tratar de comprender algunos aspectos de los desdoblamientos en la relación de educar (o enseñar) la pandemia, especialmente en los desafíos impuestos en este nuevo momento en el contexto pandémico. | pt_BR |
dc.title.en | Pandemic and teaching: metamorphosis of educating | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_assilvagocanarim.pdf | 301,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.