Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alex Sander da-
dc.contributor.authorCanarim, Guilherme Orestes-
dc.contributor.authorTeixeira, Silvana Mazzuquello-
dc.date.accessioned2022-05-11T11:20:58Z-
dc.date.available2022-05-11T11:20:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Alex Sander da; CANARIM, Guilherme Orestes; TEIXEIRA, Silvana Mazzuquello. Pandemia e ensino: metamorfoses do educar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 289-299, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65743-
dc.description.abstractIn this paper, we are dealing with the metamorphosis of teaching, in the pandemic context. With the help and support of some authors like Boaventura de Sousa Santos, Theodor Adorno, Slavoj Zizek, we try to elaborate an essayistic analysis, of some aspects of the transformations in teaching and learning in this current context of pandemic of health and global crisis. Using the integrative bibliographical research approach, we articulated some authors, texts, and concepts around the theme of our investigation. We address the following question: what or what are the implications of the transformations brought about by the covid-19 pandemic in relation to teaching and learning especially regarding the aspects of the virtual reach of these transformations? In this sense, our goal in this brief is to seek to understand some aspects of the unfoldings in the relationship of educating (or teaching) the pandemic, especially in the challenges imposed in this new moment in pandemic context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMetamorfosespt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectMetamorphosispt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMetamorfosispt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectEducación superiorpt_BR
dc.titlePandemia e ensino: metamorfoses do educarpt_BR
dc.title.alternativePandemia y enseñanza: metamorfosis de la educaciónpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata das metamorfoses da docência no contexto de pandemia. Com o auxílio e o suporte de alguns autores, como Boaventura de Sousa Santos, Theodor Adorno, Slavoj Zizek, entre outros, procuramos elaborar uma análise, em formato ensaístico, de alguns aspectos das transformações no ensino e aprendizagem no contexto atual de pandemia de crise sanitária e global. Utilizando a abordagem da pesquisa bibliográfica integrativa, articulamos alguns autores, textos e conceitos em torno do tema da nossa investigação. Tratamos da seguinte questão: qual ou quais são as implicações das transformações trazidas pela pandemia da covid-19 em relação ao ensino e aprendizagem especialmente no que diz respeito aos aspectos do alcance virtual dessas transformações? Nesse sentido, nosso objetivo é buscar compreender alguns aspectos dos desdobramentos na relação do educar (ou do ensinar) a pandemia, em especial, nos desafios impostos neste novo momento em contexto pandêmico.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo trata de la metamorfosis de la enseñanza,especialmente en el contexto de la pandemia. Con la ayuda de algunos autores como Boaventura de Sousa Santos, Theodor Adorno, Slavoj Zizek entre otros, intentamos elaborar un análisis, en formato de ensayo, de algunos aspectos de las transformaciones en la enseñanza y el aprendizaje en este contexto actual de pandemia de salud y crisis global. Utilizando el enfoque de investigación bibliográfica integradora, articulamos algunos autores, textos y conceptos en torno al tema de nuestra investigación. Abordamos la siguiente cuestión: ¿qué o cuáles son las implicaciones de las transformaciones provocadas por la pandemia del covid-19 en relación con la enseñanza y el aprendizaje, especialmente en lo que respecta a los aspectos del alcance virtual de estas transformaciones? En este sentido, nuestro objetivo en este escrito es tratar de comprender algunos aspectos de los desdoblamientos en la relación de educar (o enseñar) la pandemia, especialmente en los desafíos impuestos en este nuevo momento en el contexto pandémico.pt_BR
dc.title.enPandemic and teaching: metamorphosis of educatingpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_assilvagocanarim.pdf301,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.