Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65731
Tipo: TCC
Título: Papo de Rádio: as exigências de mercado e os novos perfis da audiência como fatores de influência sobre o modo de (des)fazer rádio nos dias de hoje: o fim da Rádio Globo de São Paulo
Autor(es): Viana Júnior, José Eudes
Orientador: Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Palavras-chave: Podcast;Rádio Globo de São Paulo;Audiência;Anunciantes
Data do documento: 2022
Citação: VIANA JÚNIOR, José Eudes. Papo de Rádio: as exigências de mercado e os novos perfis da audiência como fatores de influência sobre o modo de (des)fazer rádio nos dias de hoje: o fim da Rádio Globo de São Paulo. Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O produto Papo de Rádio “As exigências de mercado e os novos perfis de audiência como fatores de influência sobre o modo de (des)fazer rádio nos dias de hoje: o fim da Rádio Globo de São Paulo” apresenta dois episódios de podcast que buscam entender e debater o papel social dos meios de comunicação na sociedade. A influência que eles exercem e sofrem levando em consideração aspectos socioculturais e históricos de uma população. Destacou-se, também, a participação da massa (audiência) na construção da identidade de uma emissora de rádio e o fortalecimento de laços afetivos e de pertencimento de um veículo com o seu público. Partindo desses aspectos, o intuito era descobrir o grau de influência desses fatores no processo de encerramento das atividades da Rádio Globo em São Paulo. Para isso, além de consultas ao aparato teórico escolhido para embasar as discussões levantadas no trabalho, profissionais do meio radiofônico e professores com experiência no veículo de comunicação em questão, o rádio, foram entrevistados e expuseram opiniões sobre as mudanças, o momento atual do rádio, os novos perfis de audiência e a relação do público e dos anunciantes como o modo produtivo do rádio. Por fim, ouvintes da Rádio Globo de São Paulo também foram ouvidos e comentaram sobre suas experiências e seus laços afetivos com a extinta emissora.
Abstract: The product Papo de Rádio “Market demands and new audience profiles as influencing factors on the way of (un)making radio nowadays: the end of Rádio Globo de São Paulo” presents two podcast episodes that seek to understand and debate the social role of the media in society. The influence they exert and suffer taking into account socio-historical-cultural aspects of a population. It was also highlighted the participation of the mass (audience) in the construction of the identity of a radio station and the strengthening of affective bonds and belonging of a vehicle with its audience. Based on these aspects, the aim was to discover the degree of influence of these factors in the process of closing Rádio Globo's activities in São Paulo. For this, in addition to consulting the theoretical apparatus chosen to support the discussions raised in the work, professionals from the radiophonic environment and teachers with experience in the communication vehicle in question, the radio, were interviewed and expressed opinions about the changes, the current moment of radio, the new audience profiles and the relationship between the public and the advertisers as the productive mode of radio. Finally, listeners of Rádio Globo in São Paulo were also heard and commented on their experiences and their affective ties with the extinct station.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65731
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_jevjunior.pdf378,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.