Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65707
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Abandono escolar no contexto da pandemia: desejos, angústias e anseios na fala dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva
Título(s) alternativo(s): El abandono escolar en el contexto de la pandemia: deseos, angustias, anhelos en las hablas de los estudiantes de la Escuela Estadual de Enseñanza Media Olindo Flores da Silva
Título em inglês: School dropout in the context of the pandemic: desires, anxieties and expectations in the speech of students at the State High School Olindo Flores da Silva
Autor(es): Machado, Sílvio Nei da Silva
Fritsch, Rosângela
Pasinato, Darciel
Palavras-chave: Abandono escolar;Ensino Médio;Pandemia;Ensino remoto;High school;Enseñanza remota;School dropout
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: MACHADO, Sílvio Nei da Silva; FRISTCH, Rosângela; PASINATO, Darciel. Abandono escolar no contexto da pandemia: desejos, angústias e anseios na fala dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 220-241, jul./dez/ 2021.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender o comportamento dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva, localizada no município de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, durante a pandemia do novo coronavírus, no ano de 2020, quando da suspensão das aulas presenciais e adoção do ensino remoto. Para tanto, os dados foram produzidos por meio de um questionário online disponibilizado aos estudantes da escola na plataforma Google Classroom e nos grupos de mensagens instantâneas do aplicativo Whatsapp. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujas respostas dos estudantes serão ponderadas por meio da análise textual discursiva. Os efeitos da pandemia foram sentidos por todos os setores da sociedade brasileira e a rotina das escolas foi substancialmente afetada. Neste contexto emergencial de implantação do ensino remoto, vislumbra-se um cenário complexo, cujos atores menos favorecidos acabam sendo excluídos do processo. A pandemia é mais uma das forças contrárias que, somadas a outros fatores externos e internos à escola, podem potencializar o abandono escolar, especialmente no Ensino Médio.
Abstract: This article aims to understand the behavior of students at the Olindo Flores da Silva State High School, located in the municipality of São Leopoldo, part of metropolitan region of Porto Alegre, in the state of Rio Grande do Sul, during the new coronavirus pandemic, in 2020, when classroom courses were suspended and remote learning was adopted. For this purpose, the data were produced through an online questionnaire available to students at the school on the Google Classroom platform and in the instant messaging groups of the Whatsapp application. It is a qualitative case study, whose responses from students will be weighted through discursive textual analysis. The effects of the pandemic were felt by all sectors of Brazilian society and the routine of schools was substantially affected. In this emergency context of implementation of remote education, a complex scenario is glimpsed, whose less favored actors end up being excluded from the educational process. The pandemic is one of the opposing forces that added to other factors, external and internal to the school, can increase school dropout, especially in high school.
Resumen: El presente artículo tiene como objetivo comprender el comportamiento de los estudiantes de la Escuela Estadual de Enseñanza Media Olindo Flores da Silva, ubicada en la ciudad de SãoLeopoldo, región metropolitana de Porto Alegre, en el estado de Río Grande del Sur, durantela pandemia del nuevo coronavirus, en el año de 2020, cuándo la suspensión de las clases presenciales y la adopción de la enseñanza remota. Por eso, los datos fueron producidos por medio de un cuestionario online disponible a los estudiantes de la escuela por la plataforma Google Classroom y en los grupos de mensajes instantáneos en la aplicación WhatsApp. Trata de un estudio de caso cualitativo, donde las respuestas de los estudiantes serán ponderadas por media de análisis textuales discursivas. Los efectos de la pandemia fueron sentidos por todos los sectores de la sociedad brasileña y la rutina de las escuelas fue sustancialmente afectada. En este contexto de emergencia de implantación de la enseñanza remota, se vislumbra un escenario complejo, cuyos actores menos favorecidos acaban siendo excluidos de los procesos. La pandemia es más una de las fuerzas contrarias que, sumadas a otros factores externos e internos a la escuela, pueden potencializar el abandono escolar, especialmente en la Enseñanza Media.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65707
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_snsmachadorfritsch.pdf363,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.