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Tipo: TCC
Título: Posso seguir o gps?: usos e apropriações de aplicativos de transporte para experimentação da cidade de Fortaleza
Autor(es): Monteiro Filho, José Lemos
Orientador: Braga, Robson da Silva
Palavras-chave: Aplicativo;Transporte;Cidade;Tecnologia;Usos e apropriações
Data do documento: 2022
Citação: MONTEIRO FILHO, José Lemos. Posso seguir o gps?: usos e apropriações de aplicativos de transporte para experimentação da cidade de Fortaleza. Orientador: Robson da Silva Braga. 2022. 75 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta pesquisa se propôs a estudar o impacto dos aplicativos de transporte na vida de moradores de Fortaleza, capital do Ceará, de modo a procurar entender como ocorrem os usos e as apropriações (CANCLINI) dessas tecnologias para experimentar (MONGIN) o espaço urbano (CANEVACCI) da capital cearense. O recorte da investigação se deu a partir da circulação e das experiências relatadas pelos usuários acessados pela pesquisa, não se limitando, portanto, a uma ou outra plataforma (Uber, 99, inDriver, Sinditaxi, Vyse, Lady Driver, entre outras). Com o fito de estabelecer um recorte introdutório a respeito do surgimento e das evoluções de tecnologias como as plataformas de mobilidade, houve um aporte bibliográfico transdisciplinar, que contou com leitura e análise de trabalhos de áreas como a Sociologia, Antropologia e Geografia. Em seguida, a pesquisa adquiriu caráter etnográfico (GUBER; WINKIN), com a realização dos seguintes procedimentos metodológicos: a) observação participante (ANGROSINO) feita pelo pesquisador na condição de passageiro em viagens pela cidade a partir do uso dos aplicativos online; b) aplicação de um questionário online com questões abertas sobre os hábitos e costumes nas rotinas de utilização de apps de transporte; c) e realização de entrevistas com 12 usuários dos aplicativos, sendo cada um deles morador de uma das 12 regionais que compõem a capital cearense. A investigação concluiu que as plataformas estudadas, por meio de suas operações em Fortaleza, transformam os olhares e as percepções que as pessoas possuem da cidade, ressignificando visões e práticas sobre aspectos como a (re)descoberta de lugares/caminhos, violência e mudanças nas dinâmicas de circulação.
Abstract: This research aims to study the impact of transport applications in the lives of residents of Fortaleza, capital of Ceará, in order to determine how the uses and appropriations (CANCLINI) of these new technologies to experiment (MONGIN) the urban space (CANEVACCI) from the capital of Ceará. The research focus was based on the experiences that were related by the users interviewed in this investigation, therefore, it is not limited to any specific mobile application (Uber, 99, inDriver, Sinditaxi, Vyse, Lady Driver, among others). With the purpose of establishing an introductory cut about the advent and evolution of technologies such as mobility applications, there was a transdisciplinary bibliographic contribution, which included the reading and analysis of works from areas, as for instance, Sociology, Anthropology and Geography. Subsequently, the research acquired an ethnographic character (GUBER; WINKIN) with the performance of the following methodological procedures: a) participant observation (ANGROSINO) made by the researcher in the condition of passenger in trips around the city using the transport applications; b) application of an online application with open questions about habits in the routines of use of transport applications; c) and conducting interviews with 12 users, each of whom lives in a different regional in the capital of Ceará. In conclusion, the urban transportation apps, through their operations in Fortaleza, transform how people look and perceive the city, giving a new meaning to social practices and contributing to the (re)discovery of places, situations of violence and urban circulation dynamics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65680
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