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Tipo: TCC
Título: Escala Likert difusa: um estudo sobre diferentes abordagens
Autor(es): Monte, Lucas Gonçalves
Orientador: Silva, Ricardo Coelho
Palavras-chave: Escala Likert;Escala psicométrica;Conjuntos difusos;Escala Likert difusa
Data do documento: 2020
Citação: MONTE, Lucas Gonçalves. Escala Likert difusa: um estudo sobre diferentes abordagens. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Matemática Industrial) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Fortaleza, 2020.
Resumo: Avaliar atitudes humanas é um dos pontos-chave em escalas psicométricas, sendo a Escala Likert a mais conhecida e utilizada, comumente apresentada como uma escala de cinco ou quatro pontos inteiros variando do "discordo totalmente" ao "concordo totalmente". A importância da escala se dá na necessidade de captar as ideias de determinados grupos para a tomada de decisão. Logo, estas escalas carregam em si a incerteza que permeia a subjetividade de quem responde. A Escala Likert traz algumas fraquezas nesse processo de avaliação por perder informações sobre a incerteza de quem responde. Assim, uma variação da Escala Likert incorporando a Teoria de Conjuntos Difusos, a fim de considerar a incerteza e/ou ambiguidade na resposta dos entrevistados, torna-se relevante. Para isso, neste trabalho são apresentadas algumas estratégias da literatura que buscam aprimorar a Escala Likert Clássica por meio da Teoria de Conjuntos Difusos. A fim de verificar se as Escalas Likert Difusas são mais satisfatórias que a Escala Likert Clássica, é realizado testes nas formulações propostas considerando casos hipotéticos e reais, avaliando métricas como média, desvio-padrão e consenso entre as respostas. Dessa forma, trazendo segurança para que as áreas que utilizam o método possam ser mais assertivas em suas análises e considerando melhor aquilo que o grupo pesquisado realmente tentou informar.
Abstract: To analyze human attitudes is one of the key-points in Psychometric Scales. Being the most known and used, the Likert Scale is commonly presented as a five-point or four-point rating scale ranging from “strongly disagree” to “strongly agree”. The importance of the scale is based on the necessity to collect the ideas of certain groups for the decision making. Therefore, psychometric scales include the uncertainty that works on the subjectivity of individual answers. The Likert Scale brings some weakness to this evaluation process by losing information about the uncertainty of the answers provided. So, an approach of the Likert Scale incorporating the Fuzzy Sets Theory - considering the uncertainty and/or the ambiguity in the answer of the interviewed - make the discussion relevant. Towards that, in this paper are shown some literature strategies that seek to improve the Classic Likert Scale by the Fuzzy Sets Theory. In order to confirm if the Fuzzy Likert Scales are more satisfying than Classic Likert Scale, tests are fulfilled in the previous considerations seeing hypothetical and real cases, evaluating metrics such as: mean, standard deviation and agreement among the answers. So, bringing reliability to the areas that use the method in order to be more assertive on its analizes and considering best what the group studied indeed tried to show/inform.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65678
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