Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65655
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Marta Regina Furlan de-
dc.contributor.authorChaves, Marta-
dc.date.accessioned2022-05-09T13:25:22Z-
dc.date.available2022-05-09T13:25:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; CHAVES, Marta. O fim da primavera: notas sobre a formação de professores da infância no solo pandêmico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 249-260, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65655-
dc.description.abstractThis essay primary objective is to discuss the training of childhood teachers during COVID-19 pandemic times, as well as to think in new ways to garantee the comitment, in higher education, to the quality of the initial teachers formation. The discussion involves the studies and researches developed over the years in the Group of Studies and Research in Education, Childhood and Critical Theory (GEPEITC), at the State University of Londrina, and in the Group of Research and Studies in Inclusive Early Childhood Education (GEEII), from the State University of Maringá. The methodology is a bibliographic and despriptive study on the surrounding theme, mainly with regard to the teacher formation in the higher education level using emergency remote education. As a result, the concern with the meaning of teaching in Higher Education is disclosed, as well as the referrals directed to the students in the Pedagogy Course who are in initial training for teaching in Early Childhood Education with children up to 5 (five) years old. In times of uncertainty, which were caused by the current context, there is the essay propagation of induced changes in the educational field, through a new modality of teaching and training, which, in a way, has generated new demands that need to be considered in in favor of an emancipatory teacher training.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeacher’s trainingpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEducación Infantilpt_BR
dc.titleO fim da primavera: notas sobre a formação de professores da infância no solo pandêmicopt_BR
dc.title.alternativeEl final de la primavera: notas sobre la formación de profesores de infancia en suelo pandémicopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste ensaio tem o objetivo principal de discutir sobre a formação de professores da infância em tempos de pandemia da COVID-19, bem como pensar em novos contornos que garantam o comprometimento, na Educação Superior, com a formação inicial docente de qualidade. A discussão envolve os estudos e as pesquisas desenvolvidos ao longo dos anos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC), da Universidade Estadual de Londrina, e no Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A metodologia é um estudo bibliográfico e documental sobre a temática envolvente, principalmente no que se refere à formação docente em nível superior no ensino remoto emergencial. Como resultado, divulga-se a preocupação com o sentido de educar no Ensino Superior, bem como os encaminhamentos dirigidos aos estudantes no Curso de Pedagogia que se encontram em formação inicial para a docência na Educação Infantil com as crianças de até 5 (cinco) anos. Em tempos de incertezas, as quais foram ocasionadas pelo contexto vigente, há a propagação ensaística de mudanças induzidas no campo educacional, por meio de uma nova modalidade de ensino e formação, que, de certa forma, tem gerado novas demandas que precisam ser ponderadas em favor da formação emancipatória docente.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo principal de este ensayo es discutir la formación del profesor de infancia en tiempos de la pandemia del COVID-19, así como pensar en nuevos contornos que garanticen el compromiso, en la Educación Superior, con la formación inicial docente de calidad. La discusión involucra los estudios e investigaciones desarrolladas a lo largo de los años en el Grupo de Estudios e Investigaciones en Educación, Infancia y Teoría Crítica (GEPEITC), de la Universidad Estatal de Londrina, y en el Grupo de Investigaciones y Estudios en Educación Infantil Inclusiva (GEEII), de la Universidad Estatal de Maringá. La metodología es un estudio bibliográfico y documental sobre la temática envolvente, principalmente, en lo que respecta a la formación docente de nivel superior en la educación remota de emergencia. Como resultado, se da a conocer la preocupación con el sentido de formar en la Educación Superior, así como los seguimientos dirigidos a los estudiantes en el Curso de Pedagogía que se encuentran en formación inicial para la docencia en Educación Infantil con niños hasta los 5 (cinco) años. En tiempos de incertidumbre, que fueron causados por el contexto vigente, existe la propagación ensayística de cambios inducidos en el campo educativo, a través de una nueva modalidad de enseñanza y formación, que, de cierta manera, ha generado nuevas demandas que necesitan ser consideradas a favor de la formación docente emancipadora.pt_BR
dc.title.enThe end of spring: notes regarding the formation of childhood teachers during pandemic timespt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_mrfoliveiramchaves.pdf241,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.