Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCrestani, Camilla Damian Mizerkowski-
dc.contributor.authorRibeiro, Vanessa Lopes-
dc.contributor.authorSampaio, Flavia Duarte Ferraz-
dc.date.accessioned2022-05-06T14:55:06Z-
dc.date.available2022-05-06T14:55:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCRESTANI, Camilla Damian Mizerkowski; RIBEIRO, Vanessa Lopes; SAMPAIO, Flavia Duarte Ferraz. All you need is love: execução de projeto interdisciplinar através de ensino remoto em tempos de pandemia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, set./dez. p. 76-86, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65611-
dc.description.abstractThis project aims to make young students aware of the importance of eating healthy. Therefore, an interdisciplinary project developed among the curricular components of Biology, English and Portuguese with 1st year students of Vocational High School at IFPR, Curitiba was carried out. The title refers to the image of John Lennon on a wall in Prague wearing his new accessory, a mask as a symbol of self-care and care to the other. As a basis for the choice of materials, it was paramount to select a part of the contents within the biological area, linking it to the classification of organic and inorganic molecules, as well as the importance of macro and micronutrients for our food and the role of vitamins we should consume in our daily diet for maintaining immunity. In English and Portuguese, the activities were developed having the study of the menu as the main textual genre, with its specificities in relation to the linguistic structure. As a result, each group of students created a bilingual menu for a fictional school cafeteria having in mind the challenge of offering healthy food to its target audience. The content and result of their projects revealed an integrated teaching practice around a thematic axis with contents common to the areas, which were displayed on the Google Classroom platform. In relation to students, we realized that they acknowledge that they do not eat healthy, although they know the importance of a balanced diet. We have not been able to check accurately whether or not our students will change their eating habits from what they learned with this project, but we believe that we have carried out an important reflection for the moment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectProjeto interdisciplinarpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectRemote educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary projectpt_BR
dc.subjectEating habitspt_BR
dc.subjectEducación remotapt_BR
dc.subjectProyecto interdisciplinariopt_BR
dc.subjectAlimentaciónpt_BR
dc.titleAll you need is love: execução de projeto interdisciplinar através de ensino remoto em tempos de Pandemiapt_BR
dc.title.alternativeAll you need is love: execusión de un proyeto interdisciplinario a través de la enseñanza a distancia en tiempos de Pandemiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo conscientizar jovens estudantes sobre a importância de se alimentar de forma saudável. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de um projeto interdisciplinar nos componentes curriculares de Biologia, Língua Inglesa e Língua Portuguesa em turmas de 1.º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba. O título remete-se à imagem de John Lennon em um mural de Praga, já com seu novo acessório, a máscara como símbolo do cuidado de si e com o outro. Como base para a escolha dos materiais, foi necessário um recorte dos conteúdos da área biológica, atrelando-o à classificação das moléculas orgânicas e inorgânicas, bem como à importância dos macro e micronutrientes para nossa alimentação, além do papel das vitaminas obtidas através da alimentação para manutenção da imunidade. Em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, as atividades propostas priorizaram o estudo do gênero textual car- dápio, com suas especificidades em relação à estrutura linguística. Como resul- tado, cada grupo de estudantes construiu um cardápio bilíngue para uma cantina escolar fictícia com o desafio de propor uma alimentação saudável ao seu público- -alvo. O conteúdo e resultado dessa produção revelam uma prática docente inte- grada em torno de um eixo temático com materiais comuns às disciplinas, dispo- nibilizados na plataforma Google Classroom. Em relação aos estudantes, percebemos que eles reconhecem não se alimentar de forma tão saudável, embora saibam dessa importância. Se esse público modificará ou não sua rotina alimentar a partir deste projeto, ainda não conseguimos dimensionar, mas acreditamos ter realizado uma reflexão importante para o momento.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene como objetivo concientizar a los jóvenes estudiantes de la importancia de alimentarse saludablemente. Para eso, se optó por el desarrollo de un proyecto interdisciplinario en las asignaturas de Biología, Inglés y Portugués en clases de 1er año de cursos técnicos integrados a la enseñanza secundária en IFPR, Curitiba. El titular hace referencia a la imagen de John Lennon en un mural en Praga, ya con su nuevo accesorio, la mascarilla facial como símbolo del autocuidado y con el otro. Como base para la elección de los materiales, fue necesario recortar los contenidos del área biológica, vinculándolos a la clasificación de las moléculas orgánicas e inorgánicas, así como a la importancia de los macro y micronutrientes para nuestra alimentación, además del papel de las vitaminas obtenidas a través de los alimentos para mantener la inmunidad. En inglés y portugués, las actividades propuestas priorizaron el estudio del género textual menú/carta, con sus especificidades en relación a la estructura lingüística. Como resultado, cada grupo de estudiantes construyó un menú bilingüe para un comedor escolar ficticio con el desafío de proponer comida saludable a su público objetivo. El contenido y resultado de esta producción revelan una práctica docente integrada en torno a un eje temático con materiales comunes a las asignaturas, disponibles en la plataforma Google Classroom. En relación a los alumnos, nos damos cuenta de que reconocen que no comen de forma tan saludable, aunque sepan de esa importancia. Si ese público cambiará o no su rutina alimentaria a partir de este proyecto, aún no conseguimos dimensionarlo, pero creemos que realizamos una reflexión importante por el momento.pt_BR
dc.title.enAll you need is love: carrying out an interdisciplinary project through remote education in Pandemic timespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_cdmcrestanivlribeiro.pdf442,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.