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dc.contributor.authorCosta, Júlio Cesar-
dc.contributor.authorDomingues, Luís Augusto da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-05T19:51:30Z-
dc.date.available2022-05-05T19:51:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOSTA, Júlio Cesar; DOMINGUES, Luís Augusto da Silva. As práticas educativas e a relação com a evasão escolar no PROEJA nas dissertações de mestrado sobre esse tema disponíveis na BDTD. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 11-30, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65577-
dc.description.abstractCan educational practices motivate students and influence school retention? This study presupposes that the way in which educational and pedagogical practices are carried out during the teaching-learning process contributes to the student's permanence in school, presenting dropout as a consequence of practices that interfere in the learning process. The evasion in the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA), object of study addressed in academic works in the form of a master's thesis, available at the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD ) from the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT) contain notes that contribute to the investigation of this hypothesis, but without discarding the role that the social environment plays on these individuals. "Through this clipping" it was possible to ascertain howthe problem of School Dropout is approached, noting in these studies the relationship that is revealed with Educational Practices, assuming that this suspicion is true, it would require a different posture from institutions and educators of this program, in the search for improvement and adoption of innovative and significant educational practices that actually contribute to greater student engagement, better use in assimilating the contents covered and also in counteracting school dropout in this modality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectSchool evasionpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectAbandono de escuelapt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultospt_BR
dc.titleAs práticas educativas e a relação com a evasão escolar no PROEJA nas dissertações de mestrado sobre esse tema disponíveis na BDTDpt_BR
dc.title.alternativePrácticas educativas y relación com la desercíón escolar em PROEJA em las tesis de maestria sobre este tema disponibles en BDTDpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPráticas educativas podem motivar os alunos e influenciar na permanência escolar? Este estudo tem como pressuposto que a maneira como se dão as práticas educativas e pedagógicas durante os processos de ensino aprendizagem contribuem para permanência do aluno na escola, apresentando a evasão também como consequência de práticas que interferem no processo de aprendizagem. A evasão no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), objeto de estudo abordada em trabalhos acadêmicos em forma de dissertação de mestrado, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) contêm apontamentos que contribuem com a averiguação dessa hipótese, mas sem descartar o papel que o meio social exerce sobre esses indivíduos. “Através desse recorte” foi possível averiguar como o problema da Evasão Escolar é abordado, constatando-se nessas pesquisas a relação que se revelam com as Práticas Educativas, supondo-se que essa suspeita seja verdadeira, exigir-se-ia uma postura diferente das instituições e dos educadores desse programa, na busca por aperfeiçoamento e adoção de práticas educativas inovadoras e significativas que contribuam de fato com maior engajamento dos estudantes, melhor aproveitamento na assimilação dos conteúdos abordados e também na contraposição da evasão escolar nessa modalidade.pt_BR
dc.description.abstract-es¿Pueden las prácticas educativas motivar a los estudiantes e influir en la retención escolar? Este estudio presupone que la forma en que se desarrollan las prácticas educativas y pedagógicas durante el proceso de enseñanza-aprendizaje contribuye a la permanencia del alumno en la escuela, siendo la deserción también consecuencia de prácticas que interfieren en el proceso de aprendizaje. La evasión en el Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la Modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (PROEJA), objeto de estudio abordado en trabajos académicos en forma de tesis de maestría, disponible en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones ( BDTD) del Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología (IBICT) contienen notas que contribuyen a la investigación de esta hipótesis, pero sin descartar el papel que juega el entorno social en estos individuos. "A través de este recorte" se pudo indagar cómo se aborda la problemática de la Abandono Escolar, notando en estos estudios la relación que se revela con las Prácticas Educativas, asumiendo que esta sospecha sea cierta, requeriría una postura diferente por parte de instituciones y educadores de este programa, en la búsqueda de la mejora y adopción de prácticas educativas innovadoras y significativas que efectivamente contribuyan a un mayor compromiso de los estudiantes, a un mejor aprovechamiento en la asimilación de los contenidos cubiertos y también a contrarrestar la deserción escolar en esta modalidad.pt_BR
dc.title.enEducational practices and the relationship with school dropout at PROEJA in the master's theses on this topic available at BDTDpt_BR
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