Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65574
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O estado da arte sobre evasão escolar nos institutos federais: uma contribuição para a construção de saberes e práticas
Autor(es): Araújo, Edclecia Barbosa de
Lima, Andreza Maria de
Palavras-chave: Estado da arte;Educação profissional e tecnológica;Evasão escolar;Institutos federais;Professional and technological education;State of art;School dropouts;Federal institutes;Educación profesional y tecnológica;Estado del arte;Evasión escolar;Institutos federales
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: ARAÚJO, Edclecia Barbosa de; LIMA, Andreza Maria de. O estado da arte sobre evasão escolar nos institutos federais: uma contribuição para a construção de saberes e práticas. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 54-75, jul./dez. 2021.
Resumo: No mundo e no Brasil, o alto índice de evasão escolar persiste no cenário educacional. A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais o problema. Neste artigo, recorte de uma pesquisa maior, objetivamos mapear e analisar a produção científica da pós-graduação brasileira sobre evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Estabelecemos o recorte temporal de 2010 a 2020. A coleta foi realizada nos sítios da Plataforma Sucupira, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Observatório do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Foram localizados 37 trabalhos, sendo 33 dissertações e 04 teses. Para análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que ainda são escassos os estudos que se dedicam a pesquisar o fenômeno da evasão nos Institutos Federais e que não há unanimidade por parte dos estudiosos quanto à definição do termo. Os resultados dos trabalhos sobre evasão em cursos subsequentes indicam que a complexidade da problemática que dificulta sua resolução advém da diversidade fatorial. Diante do quadro pandêmico, o estado da arte em tela contribuirá para uma melhor compreensão do fenômeno da evasão, conhecendo o seu panorama no universo dos trabalhos acadêmicos.
Abstract: In the world and Brazil, the high rate of dropout in educational scenarios persists. The Covid-19 pandemic exacerbated the problem furthermore. In this article, an excerpt of research, we aimed to map and analyze the scientific production of Brazilian graduate studies on truancy at the Federal Institutes of Education, Science, and Technology. The study is of qualitative approach, exploratory and bibliographic, of the State of the Art type. We established the time frame from 2010 to 2020. We collected data at the sites of the Sucupira Platform, in the Catalogue of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), and at the Observatory of the Professional Master's Degree in Professional Education in National Network Education (ProfEPT).We could find 37 papers, 33 dissertations, and 04 theses. For analysis, we used the Content Analysis Technique. Results showed that there are still few studies dedicated to investigating the phenomenon of dropout in Federal Institute, and there is no unanimity on the part of scholars regarding the definition of the term.Results of studies on dropouts in subsequent courses indicate that the complexity of the problem that hinders its resolution comes from factorial diversity. Given the pandemic picture, State of the Art on the screen will contribute to a better understanding of the phenomenon of truancy, knowing its panorama in the universe of academic works.
Resumen: En el mundo y en Brasil, el alto índice de evasiónpersite en el escenario educacional. La pandemia del COVID-19 agravó aún más el problema. En este artículo, recorte de una investigación más grande, objetivamos trazar y analisar la producción científica de la post-graduación brasileña acerca la deserción escolar en Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología. La investigación es de abordaje cualitativo de carácter exploratório, del tipo del Estado del Arte. Establecemos un recorte temporal desde 2010 hasta 2020. La recogida fue realizada en los sitios de la Plataforma Sucupira, en Catálogo de Tesis e Disertaciones de la “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES),y de la“Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD) y en el “Observatório de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional”(ProfEPT). Han sido localizadas 37 investigaciones, siendo 33 disertaciones y 04 tesis. Para analisis,utilizamos la Técnica de Analisis de Contenido. Los resultados indicaron que los estudios que se dedican a investigar el fenómenos de evasión en los Institutos Federales aún son escasos y que no hay unanimidade por parte de los estudiosos en relación a ladefinición del termo. Los resultados de los trabajos relacionados a la evasión en cursos subsecuentes indican que la complexidad de la problemática que impide su resolución viene de la diversidade factorial. Delante del cuadro pandémico, el estado del arte en pantalla contribuirá para una mejor comprensión del fenómeno de la evasión, conociendo su panorama en el universo de los trabajos académicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65574
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_ebaraujoamlima.pdf384,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.