Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65571
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evasão escolar: apreensões e compreensões em contexto adverso
Autor(es): Oliveira, José Adelmo Menezes de
Magrone, Eduardo
Palavras-chave: Evasão escolar;Sistema educacional;Políticas públicas;Tempos adversos;School Dropouts;Educational System;Public Policies;Adverse Times
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de; MAGRONE, Eduardo. Evasão escolar: apreensões e compreensões em contexto adverso. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 11-32, jul./dez. 2021.
Resumo: A evasão escolar é um fenômeno que afeta os sistemas educacionais do mundo inteiro, com maior ou menor gravidade, e com efeitos mais devastadores sobre os estudantes das localidades mais pobres. Ela implica um rasgo de desigualdade em função da ausência de equidade na qualidade da educação escolar. Este trabalho se propõe a analisar o conteúdo de artigos publicados entre 2016-2021, sobre evasão escolar em periódicos científicos brasileiros, verificando o que eles dizem sobre a(s) noção(es) e apontamentos alternativos. Foram analisados doze artigos extraídos do portal EDUC@, dada sua singularidade em relação aos demais indexadores de periódicos científicos disponíveis no Brasil. O período de publicação coincide com uma crise de múltiplas dimensões com efeitos diretos e profundos de ampliação da evasão escolar. Existe uma ausência de consenso e uma pluralidade de noções sobre evasão escolar que podem ser organizadas em duas correntes distintas, a gerencial e a orgânica, configurando uma disputa, visto que a definição de um objeto de pesquisa social nunca é desinteressada. A evasão e a permanência não são apenas fenômenos recorrentes de um tipo ou outro de escola, mas categorias que são produzidas pelas relações das classes sociais com o sistema escolar. Ademais, nos trabalhos, constam possibilidades entrecruzadas de enfrentamento da evasão, restando clara sua magnitude e a necessária articulação entre os estudantes, os profissionais da educação e os gestores públicos em vista do desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas.
Abstract: Dropping out of school is a phenomenon that affects all educational systems of the world, to a greater or lesser extent, and with the most devastating effects on students in the poorest locations. It implies a streak of inequality due to the lack of equity in the quality of school education. This paper aims to analyze the content of articles published between 2016 -2021 about school dropoutsin Brazilian scientific journals, verifying what they say about the notion(s) and alternative notes. Twelve articles from the EDUC@ portal were analyzed, given its uniqueness to other indexers of scientific journals available in Brazil. The publication period coincides with a crisis of multiple dimensions with direct and profound effects on school dropouts. There is a lack of consensus and a plurality of notions about school dropout that can be organized into two distinct currents, the managerial and the organic, configuring a dispute since the definition of an object of social research is never disinterested. Dropout and permanence are not just recurrent phenomena of one type of school or another, but categories that are produced by the relationships of social classes with the school system. Furthermore, in the works, there are intersecting possibilities for coping with dropout, leaving clear its magnitude and the necessary articulation between students, education professionals, and public administrators are given the development of more assertive public policies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65571
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_jamoliveiraemagrone.pdf349,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.