Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCotrim-Guimarães, Iza Manuella Aires-
dc.contributor.authorRibeiro, Elisa Antônia-
dc.contributor.authorBarros, Giuliana de Sá Ferreira-
dc.date.accessioned2022-05-05T17:27:25Z-
dc.date.available2022-05-05T17:27:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOTRIM-GUIMARÃES, Iza Manuella Aires; RIBEIRO, Elisa Antônia; BARROS, Giuliana de Sá Ferreira. Desafios da docência para a permanência dos estudantes em tempos de pandemia. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 303-327, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65549-
dc.description.abstractThis article presents a reflection on the teaching challenges for student persistence in pandemic times, especially regarding the social and academic integration and engagement of students in the educational institution. These integration elements have been pointed out as being very important for student persistence, as they strengthen their bond with the school community and their identity with the course. However, inpandemictimesand remote classesmediated by digital technologies, wehaveasked: how does this new scenario of remote teaching challenge the relationship and integration amongstudents and teachers?To answer this question, the methodology developed consisted in the identification and analysis of studies about teaching in pandemictimes, available in Google Scholar® database.The Google database was chosen because it includes in its search results other scientific databases and repositories of national and international recognition. The articles present different approaches, mainly related to the teaching workconditions, use of digital technologies, teachers' mental and emotional health, teacher-student relationship and intensification of social inequalities in the context of remote education.Although the articles do not directly relate aspects about teaching, teacher-student relationship, student dropout and persistence, it was found that elements of integration among students, teachers and educational institution, even though they are a challenge for teaching in this remote teaching context, are a fundamental factor for students to be motivated to persist in their studies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectStudent persistencept_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectPermanencia de los estudiantespt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleDesafios da docência para a permanência dos estudantes em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeRetos de la enseñanza para la permanencia de los alumnos en tiempos de pandemiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios da docência para a permanência dos estudantes em tempos de pandemia, especialmente quanto à integração e engajamento dos discentes na teia social e acadêmica da instituição de ensino. Esses elementos de integração têm sido apontados como de suma importância para a permanência dos estudantes, pois fortalecem seu vínculo com a comunidade escolar e sua identidade com o curso. Entretanto, em tempos de pandemia e ensino remoto mediado por tecnologias digitais, perguntamos: como esse novo cenário de ensino remoto tem desafiado a relação e a integração entre estudantes e docentes? Para responder a essa questão, os procedimentos metodológicos consistiram na identificação e na análise de estudos sobre a docência em tempos de pandemia, disponíveis na base de dados do Google Acadêmico®. A base de dados do Google foi escolhida pelo fato de contemplar em seus resultados de busca outras bases científicas e repositórios de reconhecimento nacional e internacional. Os artigos analisados apresentam diferentes enfoques, relacionados, principalmente, às condições de trabalho docente, utilização de tecnologias digitais, saúde mental e emocional dos professores, relação professor-aluno e acirramento das desigualdades sociais no contexto do ensino remoto. Ainda que os artigos não relacionem de forma direta aspectos sobre docência, relação professor-aluno, evasão e permanência estudantil, verificou-se que elementos de integração entre estudantes, professore se instituição de ensino, ainda que sejam um desafio para a docência nesse contexto de ensino remoto, consistem num fator fundamental para que estudantes estejam motivados a persistir em seus estudos.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo presenta una reflexión sobre los desafíos de la enseñanza para la permanencia de los estudiantes en tiempos de pandemia, especialmente en lo que respecta a la integración y el compromiso de los estudiantes en la red social y académica de la institución educativa. Estos elementos de integración han sido identificados como de suma importancia para la permanencia de los estudiantes, ya que fortalecen su vínculo con la comunidad escolar y su identidad con el curso. Sin embargo, en tiempos de pandemia y de enseñanza a distancia mediada por las tecnologías digitales, nos preguntamos: ¿cómo este nuevo escenario de enseñanza a distancia ha desafiado la relación y la integración entre alumnos y profesores? Para responder a esta pregunta, la metodología desarrollada consistió en la identificación y análisis de estudios sobre la enseñanza en tiempos de pandemia, disponibles en la base de datos Google Scholar®. Se eligió la base de datos de Google porque incluye en sus resultados de búsqueda otras bases de datos y repositorios científicos de reconocimiento nacional e internacional. Los artículos analizados presentan diferentes enfoques, principalmente relacionados con las condiciones del trabajodocente, el uso de las tecnologías digitales, la salud mental y emocional de los profesores, la relación profesor-alumno y la intensificación de las desigualdades sociales en el contexto de la educación a distancia. Aunque los artículos no relacionan directamente aspectos sobre la enseñanza, la relación profesor-alumno, la evasión y la permanencia de los estudiantes, se encontró que los elementos de integración entre los estudiantes, los profesores y la institución educativa, aunque sean un desafío para laenseñanza en este contexto de educación a distancia, consisten en un factor fundamental para que los estudiantes estén motivados para persistir en sus estudios.pt_BR
dc.title.enTeaching challenges for studentpersistencein pandemictimespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_imacotrimguimarães.pdf359,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.