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dc.contributor.authorAraujo, Leandro Silveira de-
dc.date.accessioned2022-05-04T19:08:30Z-
dc.date.available2022-05-04T19:08:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAUJO, Leandro Silveira de. Comentários sobre a ordem sujeito-verbo em anúncios de jornais do Brasil oitocentista. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 40, p. 58-67, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2358-4793-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65531-
dc.description.abstractThis paper has given a brief look at some aspects of the subject’s placement in the clause of the Portuguese language, employed in the 19th century in Brazil. The analysis has been developed from a selection of eighteenth-century newspaper ads, compiled in the work “Os Preços Eram Commodos... Anúncios de Jornais Brasileiros Século XIX” (GUEDES; BERLINCK, 2000). The data observed were opposed to studies on syntactic order in Portuguese (DIAS, 1959; CÂMARA JÚNIOR, 1975; PONTES, 1987). From a particularly quantitative perspective, it has been possible to observe that in 19th century announcements the most favored order was the unmarked one, that is, with the subject before the verb (60%). However, we have still identified a high percentage (40%) of occurrences of the marked placement, in which the subject is placed after the verb.The elevation of this last data occurred, in part, due to the discursive genre, which favors, for example, the use of synthetic passives clauses. Finally, we have observed that the model of subject positioning was already defined in the 19th century.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrdem sintáticapt_BR
dc.subjectPortuguês brasileiropt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectSyntactic orderpt_BR
dc.subjectBrazilian portuguesept_BR
dc.subject19th centurypt_BR
dc.titleComentários sobre a ordem sujeito-verbo em anúncios de jornais do Brasil oitocentistapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho faz uma breve apreciação sobre alguns aspectos da colocação do sujeito na oração da língua portuguesa, empregada no Brasil do século XIX. A análise se desenvolveu a partir de uma seleção de anúncios jornalísticos oitocentistas, compilados na obra “Os Preços Eram Commodos... Anúncios de Jornais Brasileiros Século XIX” (GUEDES, BERLINCK, 2000). Os dados observados foram contrapostos a estudos sobre ordem no português (DIAS, 1959; CÂMARA JÚNIOR, 1975; PONTES, 1987). Sob uma perspectiva especialmente quantitativa, foi possível observar que em anúncios oitocentistas a ordem mais favorecida foi a não marcada, isto é, com sujeito anteposto ao verbo (60%). Contudo, ainda assim, identificamos um alto percentual (40%) de ocorrências da colocação marcada, em que o sujeito é posposto ao verbo. A elevada recorrência desse último dado se dá, em parte, devido ao gênero discursivo, que favorece, por exemplo, o uso de passivas sintéticas. Por fim, observamos que o modelo de posicionamento do sujeito já estava definido no século XIX.pt_BR
dc.title.enComments on the subject-verb order in newspaper ads from Brazil of 19th centurypt_BR
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