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dc.contributor.authorFerreira, Milena Vargas dos Santos-
dc.date.accessioned2022-05-04T14:15:58Z-
dc.date.available2022-05-04T14:15:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, Milena Vargas dos Santos. Narrar o labirinto: identidades à margem na Tetralogia Napolitana, de Ferrante. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 70-89, out./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65495-
dc.description.abstractThis article analyzes the identity construction of the two female protagonists in Elena Ferrante's Neapolitan Tetralogy, in the light of a phenomenological and feminist perspective. As a starting point, the concept of space developed by Bachelard (1978), who thinks of space as an experience of the human, was used to reflect on the recognition of the two characters in the space of origin. From the reading of the Italian philosopher Adriana Cavarero (1997), an attempt was made to draw a parallel between the concrete narration experience of the narrator-character Lenù and the subjective narrative experience, put into action, by Lila. Considering the concepts of unity and uniqueness of being proposed by Cavarero, the proposal was to link the identity construction of the protagonists to the narrative unity of the space built by the text, in order to conceive the volumes of the work as a metanarrative. If the concept of identity is a construction of language (SILVA, 2014), the discourses about the city and the protagonists are intertwined to the point of influencing the recognition of the characters as Neapolitan citizens, as well as interfering in the positions that the subjects assume in the world – inside or outside the novels.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectNarratividadept_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectNarrativitypt_BR
dc.titleNarrar o labirinto: identidades à margem na Tetralogia Napolitana, de Ferrantept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo faz uma análise da construção identitária das duas protagonistas femininas da Tetralogia Napolitana, de Elena Ferrante, à luz de um viés fenomenológico e feminista. Foi utilizado como ponto de partida o conceito de espaço desenvolvido por Bachelard (1978), que pensa o espaço enquanto experiência do humano, para a reflexão sobre o reconhecimento das duas personagens no espaço de origem. A partir da leitura da filósofa italiana Adriana Cavarero (1997), foi feita a tentativa de um paralelo entre a experiência concreta de narração da narradora-personagem Lenù e a experiência de narrativa subjetiva, posta em ato, de Lila. Considerando os conceitos de unidade e unicidade do ser propostos por Cavarero, o artigo busca vincular a construção identitária das protagonistas à unidade narrativa do espaço edificado pelo texto, de maneira a conceber os volumes da obra como uma metanarrativa. Se o conceito de identidade é uma construção da linguagem (SILVA, 2014), os discursos sobre a cidade e sobre as protagonistas entrelaçam-se a ponto de influenciarem o reconhecimento das personagens enquanto cidadãs napolitanas, assim como interferem nas posições que os sujeitos assumem no mundo – dentro ou fora dos romances.pt_BR
dc.title.enNarrating the labyrinth: marginal identities in Ferrante ́s neapolitan tetralogia-
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