Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65449
Tipo: Dissertação
Título : Valores do trabalho no contexto da economia criativa: um estudo com artesãs-empreendedoras da cosmética natural
Autor : Silva, Francisco Edson Rodrigues da
Tutor: Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Palabras clave : Valores;Trabalho;Cosmética;Economia
Fecha de publicación : 28-abr-2022
Citación : SILVA, F. E. R. Valores do trabalho no contexto da economia criativa: um estudo com artesãs-empreendedoras da cosmética natural. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Os valores do trabalho representam o que os indivíduos consideram importante no ambiente laboral, expondo os motivos pelos quais os indivíduos trabalham, suas alternativas, comportamentos e atitudes em relação aos seus ofícios. Pesquisas deste tema podem alcançar vários tipos de ocupações e de trabalhadores, inclusive os referentes à economia criativa, que engloba setores cujos produtos/serviços são resultados da criatividade, do talento e da cultural local. Nesse cenário, o setor de cosmética natural artesanal traz uma proposta de produção/consumo pautada pela sustentabilidade ambiental, social e econômica, destacando aspectos como o resgate de saberes tradicionais, a redução de resíduos e a valorização das pequenas produções artesãs. Assim, este trabalho objetiva analisar como os valores do trabalho se manifestam entre os empreendedores do setor de cosmética natural artesanal. O lócus de pesquisa é a cidade de Fortaleza – CE, chancelada em 2019 como Cidade Criativa, o que reforça a relevância do estudo para se entender e fortalecer o ambiente de negócios criativos no município. De cunho qualitativo, esta pesquisa exploratória-descritiva realizou uma adaptação qualitativa da Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R), de Porto e Pilati (2010), e entrevistas semiestruturadas para coletar dados junto a sete artesãs do setor. A análise dos dados se deu por meio de análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. Os resultados mostram que os valores relacionados à Realização Profissional e Relações Sociais são os mais presentes, com ênfase naqueles relacionados a ter um trabalho criativo e a colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Os fatores Prestígio e Estabilidade foram menos percebidos, mas valores relacionados a ser admirada pelo trabalho realizado e obter estabilidade financeira são representativos. A adaptação qualitativa da EVT-R demonstrou a existência de sentidos diversos para fatores de estabilidade e realização, apontando especificidades dos valores do trabalho para o campo artesanal. Destacou-se a constituição de uma rede colaborativa de mulheres no setor e revelou-se que a inexistência de regulamentação específica para a atividade é a principal barreira para o crescimento das artesãs.
Abstract: Work values represent what individuals consider important in the work environment, exposing the reasons why individuals work, their alternatives, behaviors and attitudes towards their jobs. Research on this topic can cover various types of occupations and workers, including those referring to the creative economy, which encompasses sectors whose products/services are the result of creativity, talent and local culture. In this scenario, the artisanal natural cosmetics sector brings a production/consumption proposal guided by environmental, social and economic sustainability, highlighting aspects such as the rescue of traditional knowledge, the reduction of waste and the valorization of small artisan productions. Thus, this work aims to analyze how the values of work are manifested among entrepreneurs in the artisanal natural cosmetics sector. The research locus is the city of Fortaleza - CE, approved in 2019 as Creative City, which reinforces the relevance of the study to understand and strengthen the creative business environment in the municipality. Of a qualitative nature, this exploratory-descriptive research carried out a qualitative adaptation of the Revised Scale of Values Relative to Work (EVT-R), by Porto and Pilati (2010), and semi-structured interviews to collect data from seven artisans in the sector. Data analysis was carried out through content analysis, with the help of Atlas.ti software. The results show that the values related to Professional Achievement and Social Relations are the most present, with emphasis on those related to having creative work and collaborating for the development of society. The Prestige and Stability factors were less perceived, but values related to being admired for the work performed and obtaining financial stability are representative. The qualitative adaptation of the EVT-R demonstrated the existence of different meanings for factors of stability and achievement, pointing out the specificities of work values for the artisanal field. The creation of a collaborative network of women in the sector was highlighted and it was revealed that the lack of specific regulation for the activity is the main barrier to the growth of artisans.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65449
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_dis_fersilva.pdf65,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.