Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65384
Type: Resumo
Title: Elaboração de módulo didático para o ensino multidisciplinar sobre hibridização de energias renováveis
Authors: Duarte, Denyson Jesus
Nascimento, Henryque Cândido Fernandes do
Albiero, Daniel
Keywords: Energia renovável;Metodologia de ensino;Didática
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: DUARTE, Denyson Jesus; NASCIMENTO, Henryque Cândido Fernandes do; ALBIERO, Daniel. Elaboração de módulo didático para o ensino multidisciplinar sobre hibridização de energias renováveis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Abstract in Brazilian Portuguese: A hibridização consiste da correlação entre duas linhas de energias, a solar que por sua vez se trata da produção de energia através da captação dos raios solares e a eólica que se utiliza o cata vento para que gere energia pela rotação de suas hélices utilizando a força dos ventos, sendo planejado um sistema que possibilita um melhor e maior rendimento possível. Os dois sistemas de produção de energia se ligam diretamente ao controlador de carga, que por sua vez recarrega as baterias e conduz energia para o inversor que altera a corrente contínua (CC) que é gerada para corrente alternada (CA), pois os equipamentos eletrônicos são construídos para tal energia. Este trabalho apresenta o planejamento, o desenvolvimento e a construção de um módulo didático de caráter interdisciplinar a ser usada em aulas práticas para alunos de Agronomia, Engenharia Elétrica ou áreas afins. A principal característica deste trabalho é em virtude de uma melhor amostragem disciplinar, podendo demonstrar em prática os conhecimentos adquiridos em aula, assim oferecendo uma didática complementar e exemplificada, para que haja uma fácil compreensão do assunto abordado. O módulo desenvolvido permite que os alunos tenham contato com situações próximas do real e conheçam aplicações para os conteúdos teóricos, tendo assim uma melhor visualização do conteúdo fazendo com que possam não apenas entender, mas interligar os conhecimentos adquiridos em aula aplicando em prática e aprendendo como realmente funcionam de maneira visual e usual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65384
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_djduarte.pdf39,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.