Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65384
Type: | Resumo |
Title: | Elaboração de módulo didático para o ensino multidisciplinar sobre hibridização de energias renováveis |
Authors: | Duarte, Denyson Jesus Nascimento, Henryque Cândido Fernandes do Albiero, Daniel |
Keywords: | Energia renovável;Metodologia de ensino;Didática |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | DUARTE, Denyson Jesus; NASCIMENTO, Henryque Cândido Fernandes do; ALBIERO, Daniel. Elaboração de módulo didático para o ensino multidisciplinar sobre hibridização de energias renováveis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A hibridização consiste da correlação entre duas linhas de energias, a solar que por sua vez se trata da produção de energia através da captação dos raios solares e a eólica que se utiliza o cata vento para que gere energia pela rotação de suas hélices utilizando a força dos ventos, sendo planejado um sistema que possibilita um melhor e maior rendimento possível. Os dois sistemas de produção de energia se ligam diretamente ao controlador de carga, que por sua vez recarrega as baterias e conduz energia para o inversor que altera a corrente contínua (CC) que é gerada para corrente alternada (CA), pois os equipamentos eletrônicos são construídos para tal energia. Este trabalho apresenta o planejamento, o desenvolvimento e a construção de um módulo didático de caráter interdisciplinar a ser usada em aulas práticas para alunos de Agronomia, Engenharia Elétrica ou áreas afins. A principal característica deste trabalho é em virtude de uma melhor amostragem disciplinar, podendo demonstrar em prática os conhecimentos adquiridos em aula, assim oferecendo uma didática complementar e exemplificada, para que haja uma fácil compreensão do assunto abordado. O módulo desenvolvido permite que os alunos tenham contato com situações próximas do real e conheçam aplicações para os conteúdos teóricos, tendo assim uma melhor visualização do conteúdo fazendo com que possam não apenas entender, mas interligar os conhecimentos adquiridos em aula aplicando em prática e aprendendo como realmente funcionam de maneira visual e usual. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65384 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_djduarte.pdf | 39,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.