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Tipo: Artigo de Periódico
Título: As unidades fraseológicas com zoônimos em livros didáticos e algumas possibilidades de ensino
Título em inglês: Phraseological units with zoonyms in didactic manuals and some teaching possibilities
Autor(es): Budny, Rosana
Palavras-chave: Fraseologia;Unidades fraseológicas com zoônimos (Fz);Manuais didáticos;Ensino;Phraseology;Phraseological units with zoonyms (PUz);Didactic textbooks;Teaching
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: BUDNY, Rosana. As unidades fraseológicas com zoônimos em livros didáticos e algumas possibilidades de ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. especial, p. 340-356, mar. 2022.
Resumo: Objetivamos refletir e apresentar algumas possibilidades de ensino de unidades fraseológicas com zoônimos (UFz) face à carência constatada em manuais didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira, já investigados. A pesquisa se justifica pelo fato de os aprendizes de língua estrangeira apresentarem dificuldades de entendimento relacionadas às UFz, posto que o seu significado não se depreende isoladamente, mas resulta da combinação fixa de palavras, de traços culturais que precisam de contexto e de instrução para serem entendidos. Entre os procedimentos metodológicos adotados, investigou-.6se se as UFz estavam presentes nas coleções de livros didáticos para o ensino de inglês que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático nas seções de estudo de vocabulário. Baseamo-nos nos pressupostos teóricos da Fraseologia, com Corpas Pastor (1996), Navarro (2004) e Leal Riol (2011), e, como resultado, constatamos que as referidas UFz não estão contempladas nesses materiais e que sua aplicação didático-pedagógica ainda requer estudos. Apresentamos, ainda, algumas possibilidades de ensino.
Abstract: Our goal is to reflect and to present some teaching possibilities for phraseological units with zoonyms (PUz) considering their lack verified in some textbook for teaching English as a foreign language. This research is justified by the fact that foreign languages learners have understanding difficulties related to the PUz, once their meaning is not taken in isolation, but it results of the fixed combination of words and cultural traits embedded in context that need guided instruction. Within methodological proceedings adopted, it was investigated whether the PUz are present in the collections of textbooks for teaching English, which are included on the National Textbook Program in vocabulary study sessions. We based on assumptions of Phraseology with Corpas Pastor (1996), Navarro (2004) and Leal Riol (2011). As a result, we verified those referred PUz are not contemplated in these materials and their pedagogical practice still requires studies. We present some possibilities of teaching them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65329
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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