Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65225
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Remoção biológica de corante, matéria orgânica e nitrogênio de efluente têxtil sintético em reator de fluxo contínuo com inóculo de Aspergillus niger AN400
Autor(es): Marinho, Carolina de Oliveira
Sousa, Alyce Hélida Bastos de
Rodrigues, Luana de Plácido
Pessoa, Kelly de Araújo Rodrigues
Silva, Glória Maria Marinho
Palavras-chave: Indústria têxtil;Corantes;Fungos;Remoção
Data do documento: 2014
Citação: MARINHO, Carolina de Oliveira; SOUSA, Alyce Hélida Bastos de; RODRIGUES, Luana de Plácido; PESSOA, Kelly de Araújo Rodrigues; SILVA, Glória Maria Marinho. Remoção biológica de corante, matéria orgânica e nitrogênio de efluente têxtil sintético em reator de fluxo contínuo com inóculo de Aspergillus niger AN400. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, V., 24 a 27 de nov. 2014, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Anais[…] Belo Horizonte, Minas Gerais, 2014.
Resumo: O uso de reatores biológicos com fungos, para a remoção de corantes em efluentes têxteis, caracteriza-se uma tecnologia que vem em crescente expansão. Sendo assim, o presente trabalho estudou a remoção do corante Índigo carmim por Aspergillus niger AN400 utilizando reator continuo e de fluxo ascendente. Foram monitoradas as variáveis: corante, matéria orgânica, em termos de Demanda Química de Oxigênio (DQO) total e solúvel, frações nitrogenadas como amônia, nitrito e nitrato, além do potencial Hidrogeniônico - pH. O reator foi alimentado com água residuária sintética têxtil – simulando efluente oriundo de etapa de lavagem de tecidos no processamento têxtil – adicionada de glicose (1,0 g.L-1), e sua operação ocorreu durante 48 dias sob Tempo de Detenção Hidráulica (TDH) de 12 horas. As maiores remoções de DQO total, solúvel e de corante foram de 99,8%, 99,7% e 99,9%, já os menores foram 34,5%, 51,7% e 85,8%, e as remoções médias foram de 68,6%, 86% e 96%, respectivamente. Em relação as frações nitrogenadas, a amônia obteve a máxima remoção de 66,3%, mínima de 6% e média de 31%. O nitrato teve resultados inferiores ao de amônia com máxima remoção de 18,74%, mínima de 1,1% e média de 9%. O pH registrado nas coletas estiveram entre a faixa de 3,2 a 4,8, comprovando o metabolismo ideal para o fungo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65225
ISSN: 2179-8400
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_comarinho.pdf298,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.