Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago Lessas José de-
dc.date.accessioned2022-04-20T14:36:01Z-
dc.date.available2022-04-20T14:36:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tiago Lessas José de. Instagram: análise crítica das postagens jornalísticas através da Teoria da Relevância. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 2, p. 1-20, maio/ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65204-
dc.description.abstractBased on the Relevance Theory and the Social Theory of Discourse, this article analyzes the enunciative structures of journalistic publications on Instagram and its ostensive-inferential strategies. The object of study analyzed concerns the posts of some of the Brazilian news agencies at the time of president Jair Bolsonaro’s official pronouncement on the night of March 31, 2020. Three publications were selected from three Brazilian news agencies of great visibility when they covered the event. The study shows that we can notice the strategic forms of textual construction from a critical-pragmatic analysis. Furthermore, we can see that Instagram news coverage publications tend to hyper-optimize the comprehension process, jeopardizing readers’ critical reflections.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompreensão textualpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectTeoria da Relevânciapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectRelevance Theorypt_BR
dc.titleInstagram: análise crítica das postagens jornalísticas através da Teoria da Relevânciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir da Teoria da Relevância e da Teoria Social do Discurso, este artigo analisa as estruturas enunciativas de publicações jornalísticas no Instagram e as estratégias de otimização textual. O objeto de estudo analisado diz respeito às postagens de algumas das agências de notícias brasileiras quando do pronunciamento oficial do presidente Jair Bolsonaro na noite de 31 de março de 2020. Para este estudo, foram selecionadas as postagens sobre o referido evento de três agências de notícias de grande visibilidade, de modo que podemos perceber as formas estratégicas de construção textual a partir de uma análise pragmático-crítica. Com base nessa análise, podemos notar que as postagens jornalísticas no Instagram tendem a hiper-otimizar o processo de compreensão, prejudicando os aspectos de reflexão crítica dos leitores.pt_BR
dc.title.enInstagram: critical analysis of news coverage posts through the Relevance Theorypt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_tljalmeida.pdf196,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.