Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65194
Tipo: Tese
Título: Um framework baseado em conhecimento de senso comum para sistemas de perguntas e respostas sobre grafo de conhecimento
Título em inglês: A common sense knowledge-based framework for questions answering about knowledge graph
Autor(es): Silva, José Wellington Franco da
Orientador: Vidal, Vânia Maria Ponte
Coorientador: Pinheiro, Vládia Célia Monteiro
Palavras-chave: Sistemas de perguntas e respostas baseado em templates;Conhecimento de senso comum;Grafos de conhecimento
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, José Wellington Franco da. Um framework baseado em conhecimento de senso comum para sistemas de perguntas e respostas sobre grafo de conhecimento. 2022. 124 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: As diferenças entre a linguagem natural não estruturada e os dados estruturados dificultam a construção de um sistema computacional que suporte o uso da Linguagem Natural para consultar Grafos de Conhecimento. Uma alternativa para esse problema é recorrer a sistemas de Question-Answering (QA) na realização de consultas com o intuito de criar pontes entre os dados e as questões em linguagem natural. Esses sistemas são acessíveis a usuários sem conhecimento técnico quanto às informações em Grafos de Conhecimento, possibilitando o seu uso sem a necessidade de experiência em linguagens de consulta ou schemas complexos. Contudo, o uso desses sistemas apresenta alguns problemas, principalmente limitações nas variações observadas na linguagem natural, bem como uma forte dependência de interferência humana. Este trabalho propõe um framework completo para a consulta em linguagem natural sobre Grafos de Conhecimento baseado em templates construídos com o auxílio de conhecimento de senso comum. O framework é composto por (i) um sistema de QA baseado em templates, (ii) um conjunto de dados de QA over Knowledge Graphs (KGQA) com várias perguntas parafraseadas usando conhecimento de senso comum e (iii) conjunto de algoritmos e técnicas em cada módulo do sistema que podem ser aproveitadas em outras abordagens. São os principais diferenciais do nosso framework (a) a forma com que uma base de conhecimento de senso comum é usada para melhorar a variabilidade do conjunto de dados gerados e (b) o uso de um sistema Open IE para conferir maior qualidade nos templates gerados. Ademais, propomos uma técnica de indexação para recuperação da resposta à pergunta submetida ao sistema de QA e uma metodologia experimental para verificar a qualidade desse tipo de sistema. Os resultados obtidos neste trabalho fornecem contribuições para o estado-da-arte de sistemas de QA sobre QA over Knowledge Bases (KBQA). Por fim, realizamos apontamentos para pesquisas futuras.
Abstract: The differences between unstructured natural language and structured data make it challenging to build a computational system that supports the use of Natural Language to query Knowledge Graphs. An alternative to this problem is to use QA systems to perform queries to make this connection between data and questions in natural language. Therefore, these systems are accessible to users who do not have technical knowledge in accessing information in Knowledge Graphs, thus eliminating the need to learn complex query languages and schemas. However, using these systems presents some problems, mainly limitations in the variations observed in the natural language and the strong dependence on human interference. This work proposes a complete framework for querying Knowledge Graphs in natural language based on templates built with the help of common sense knowledge. This framework is composed of a QA system based on templates and a dataset of KGQA, along with a set of algorithms and techniques in each module of the system that can use in other approaches. Finally, ExQuestions, a question and answer dataset with multiple questions paraphrased using common sense knowledge. The main differences of our framework are: (a) how a common-sense knowledge base is used to improve the variability of the generated dataset and (b) the use of a Open IE system to improve the quality of the generated templates. Furthermore, we propose an indexing technique to retrieve the answer to the question submitted to the QA system and an experimental methodology to verify the quality of this type of system. The results obtained in this work provide contributions to the state-of-the-art of QA systems on KBQA and, finally, we make notes for future research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65194
Aparece nas coleções:DCOMP - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_jwfsilva.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.