Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65131
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estresse e depressão em estudantes universitários da saúde
Título em inglês: Stress and depression in university health students
Autor(es): Bresolin, Julia Zancan
Dalmolin, Graziele de Lima
Vasconcellos, Silvio José Lemos
Andolhe, Rafaela
Morais, Bruna Xavier
Lanes, Taís Carpes
Palavras-chave: Estresse Psicológico;Transtorno Depressivo;Estudantes;Ciências da Saúde;Universidades
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: BRESOLIN, J. Z. et al. Estresse e depressão em estudantes universitários da saúde. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71879, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65131. Acesso em: 18 abr. 2022.
Resumo: Objetivo: analisar a associação entre o estresse e depressão em estudantes universitários da saúde. Métodos: estudo transversal realizado com 792 estudantes universitários da saúde. O instrumento de pesquisa consistiu: caracterização dos estudantes; Inventário de Depressão de Beck versão II e Escala de Estresse Percebido. Empregaram-se análise de fre-quência absoluta e relativa, média, desvio-padrão, mediana, intervalo interquartil, e estatística analítica. Resultados: ob-servou-se associação entre a depressão e o estresse (p<0,001) bem como correlação forte entre eles (r=0,731; p<0,001). Em alto nível de estresse encontraram-se 9,5% dos estudantes e, em moderada a grave intensidade de sintomas comuns de de-pressão, 23,6% dos mesmos. Conclusão: percebeu-se diferen-ça nas médias entre os níveis de depressão e estresse, em que quanto maior o nível de depressão maior a média do estresse.Contribuições para a prática: o estresse está relacionado com a depressão em estudantes universitários da saúde, os quais, após a conclusão da graduação, podem entrar no mer-cado de trabalho já adoecidos, o que traz implicações para as relações interpessoais, saúde do trabalhador e segurança do paciente. Isso possibilita às instituições de ensino superior uma reflexão acerca da organização de práticas e políticas de intervenções para a redução do estresse e depressão entre os estudantes.
Abstract: Objective: to analyze the association between stress and de-pression in university health students. Methods: cross-sec-tional study conducted with 792 university health students. The research instrument consisted of characterization of the students, Beck Depression Inventory version II and the Per-ceived Stress Scale. Absolute and relative frequency analysis, mean, standard deviation, median, interquartile range, and analytical statistics were used. Results: an association be-tween depression and stress was observed (p<0.001) as well as a strong correlation between them (r=0.731; p<0.001). In high level of stress 9.5% of the students were found and in moderate to severe intensity of common symptoms of depres-sion, 23.6% of them. Conclusion: a difference was noticed in the averages between the levels of depression and stress, in that the higher the level of depression, the higher the average stress. Contributions to practice: stress is related to depres-sion in university health students, who, after graduation, may enter the labor market already sick, which brings implications for interpersonal relationships, worker health and patient sa-fety. This enables higher education institutions to reflect on the organization of practices and intervention policies for the reduction of stress and depression among students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65131
ISSN: 2175-6783
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_jzbresolin.pdf327,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.