Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65115
Type: TCC
Title: Entrecruzar de histórias e memórias: a trajetória do curso de secretariado executivo em uma universidade federal e a construção da identidade da profissão
Authors: Oliveira, Lucas Pereira de
Advisor: Sousa, Elaine Freitas de
Keywords: Secretário Executivo;Identidade (Conceito filosófico);Memória;Conhecimento científico
Issue Date: 2021
Citation: OLIVEIRA, L. P. Entrecruzar de histórias e memórias: a trajetória do curso de secretariado executivo em uma universidade federal e a construção da identidade da profissão. 2021. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O processo identitário e a construção de nossa história é permeado de contradições, de avanços e recuos, de clarões inovadores e/ou sinais de contenção. Esse é o processo pelo qual o conhecimento científico percorre até se chegar ao lugar almejado. Atualmente, o campo do secretariado executivo atravessa suas crises de paradigmas, que servirão para solidificá-lo enquanto área do conhecimento, tanto prático como científico. Foi a partir dessa questão contemporânea que buscou-se problematizar como a formação e a trajetória coletiva do curso de secretariado executivo puderam efetivar uma identidade própria para a área. Nesse sentido, o presente estudo objetiva compreender a trajetória do curso de secretariado executivo de uma Universidade Federal e a construção da identidade da profissão. Para isso, buscou-se discutilo através de objetivos específicos, quais sejam: Problematizar os caminhos percorridos pela profissão; Investigar, a partir das documentações legais, a gênese do curso de Secretariado Executivo; Estabelecer um comparativo entre as matrizes curriculares, produção científica e planos educacionais da área; Conhecer, através da memória, a trajetória dos agentes de concretização do curso; Identificar no PPCs, regulamentações, currículo lattes, respostas dos vinte e um alunos egressos e nas experiências/memórias docente, a possibilidade de construção da identidade da área e de seus desafios. Metodologicamente, este trabalho apropria-se da interdisciplinaridade para leitura dos dados, utilizando-se da abordagem qualitativa, da pesquisa explicativa e dos procedimentos da pesquisa de campo e da pesquisaparticipante. Portanto, os resultados alcançados evidenciam o papel ativo do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal na construção da identidade para a área, assim como as experiências/memórias/trajetórias dos professores, a formação curricular, as propostas pedagógicas e o desenvolvimento das pesquisas científicas produzidas criaram um campo propício para a consolidação de uma identidade fluída e em constante construção.
Abstract: The identity process and the construction of our history is permeated by contradictions, by advances and retreats, by innovative flashes of light and/or signs of contention. This is the process through which scientific knowledge travels until it reaches the desired place. Currently, the field of executive secretaryship is going through its paradigm crisis, which will serve to solidify it as an area of knowledge, both practical and scientific. It was based on this contemporary issue that we sought to problematize how the training and the collective trajectory of the course could effect an identity of its own for the field. In this sense, the present study aims to understand the formation of the executive secretarial course a and the construction of the profession's identity. To this end, we sought to discuss it through specific objectives, which are To problematize the paths taken by the profession; To understand, from the legal documentations, the genesis of the course of Executive Secretariat; To establish a comparison between the grids, scientific production and educational plans of the area; To know, through memory, the trajectory of the agents of concretization of the course; To identify in the PPCs, regulations, curriculum lattes, answers of the twenty-one egress students and in the experiences/teaching memoirs, the possibility of construction of the identity of the area and its challenges. Methodologically, this work appropriates interdisciplinarity for the reading of the data, using a qualitative approach, explanatory research, and field research and action research procedures. Therefore, the results achieved highlight the active role of the Executive Secretary course in the construction of an identity for the area, as well as the experiences/memories/trajectories of the professors, the curricular formation, the pedagogical proposals and the development of the scientific research produced have created a favorable field for the consolidation of a fluid identity that is constantly under construction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65115
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_lpoliveira.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.