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Tipo: TCC
Título: Avaliação funcional das rodovias federais do estado do Ceará com um estudo de caso na BR-116
Autor(es): Félix, João Victor Moreira
Orientador: Maia, Camila Lima
Palavras-chave: Análise funcional;Pavimento;Levantamento visual contínuo;Sistema de gerência de pavimentos
Data do documento: 2022
Citação: FÉLIX, João Victor Moreira. Avaliação funcional das rodovias federais do estado do Ceará com um estudo de caso na BR-116. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumo: O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil, contudo, a malha rodoviária do país, em sua grande maioria, apresenta vários defeitos em sua extensão, fator esse que reduz a segurança e o conforto no modal, além de gerar maiores custos de operação. Por isso, este trabalho tem como objetivo analisar as condições do pavimento nas rodovias federais do estado do Ceará através de dados disponibilizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e, por meio de um estudo de caso na BR 116. Os dados foram analisados segundo os limites de qualidade do pavimento exigidos pelo programa de exploração da rodovia, os quais deveriam ser atendidos. No estudo de caso, a verificação dos defeitos na superfície do pavimento foi realizada através do método do Levantamento Visual Contínuo para classificar o estado de conservação no trecho. Os resultados obtidos mostraram que a condição funcional do pavimento de 7 das 10 rodovias analisadas possuem mais da metade de suas extensões abaixo do limite exigido pelo Programa de Exploração da Rodovia, ademais, o estudo de caso mostrou que 40% está em estado péssimo, 40% em estado ruim, 10% em estado regular e 10% em estado bom. Importante destacar que houve divergência com os dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para o trecho analisado, porém, deve-se levar em consideração a subjetividade na classificação do estado de conservação das rodovias, fato que pode ter levado a diferenças nos resultados.
Abstract: The road modal is the most used in Brazil, however, the country's highway network, in its vast majority, has several defects in its extension, a factor that reduces safety and comfort in the modal, in addition to generating higher operating costs. Therefore, this work aims to analyze the pavement conditions on federal highways in the state of Ceará through data provided by the National Department of Transport Infrastructure and through a case study on BR 116. The data were analyzed according to the pavement quality limits required by the highway exploration program, which should be complied with. In the case study, the verification of defects on the pavement surface was carried out using the Continuous Visual Survey method to classify the state of conservation in the stretch. The results obtained showed that the functional condition of the pavement of 7 of the 10 highways analyzed have more than half of their extensions below the limit required by the Highway Exploration Program, in addition, the case study showed that 40% is in a bad condition, 40% in a worse condition, 10% in a regular condition and 10% in a good condition. It is important to highlight that there was a divergence with data from the National Department of Transport Infrastructure for the analyzed stretch, nevertheless, must take into account the subjectivity in the classification of the condition of conservation of the highways, a fact that may have led to differences in the results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64720
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