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dc.contributor.advisorSilva, Marcelo José Gomes da-
dc.contributor.authorAnjos, Lucas Martins dos-
dc.date.accessioned2022-03-29T21:27:41Z-
dc.date.available2022-03-29T21:27:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationANJOS, Lucas Martins dos. Estudo da viabilidade técnica da substituição do aço ASTM A572 pelo aço SAE 1020 com base nas propriedades mecânicas. 2022. 46 f. Monografia (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64679-
dc.description.abstractDue to its enormous variety of properties, abundance of raw materials used and a competitive production cost, ferrous alloys are the most used metal alloys in the world. Among them, steel stands out, which are iron-carbon alloys that may contain concentrations of alloying elements and/or treatments in order to favor their application to the intended purpose. Those produced in greater quantity and at a lower price are low-carbon steels, which contain less than 0.25% by weight of carbon, and among them the SAE 1020 steel stands out, widely used in civil construction. In addition to this, there are also microalloyed steels, which have more alloying elements added in specific concentrations in order to guarantee the necessary properties for their use, among which the ASTM A572 steel stands out, used, among others, in the production of profiles and sheets. Both steels mentioned have similar properties and, therefore, this study addressed, based on a bibliographic survey of books, articles and theses, the mechanical properties and chemical compositions of these steels in order to evaluate, based on these characteristics, the feasibility of replacement of ASTM A572 steel by SAE 1020 steel. According to the material analyzed, it was possible to observe that the mechanical properties of SAE 1020 and ASTM A572 steels are, on average, very close, but that, evaluating the SAE 1020 steels individually, for almost all cases, its use according to the ASTM A572 steel standard would not be possible.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectASTM A572pt_BR
dc.subjectSAE 1020pt_BR
dc.subjectPropriedades mecânicaspt_BR
dc.subjectComposição químicapt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade técnica da substituição do aço ASTM A572 pelo aço SAE 1020 com base nas propriedades mecânicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorCardoso, Jorge Luiz-
dc.description.abstract-ptbrPela sua enorme variedade de propriedades, abundância das matérias-primas empregadas e um custo de produção competitivo as ligas ferrosas são as ligas metálicas mais utilizadas no mundo. Dentre elas se destaca o aço, que são ligas ferro-carbono que podem conter concentrações de elementos de liga e ou tratamentos de modo a favorecer a sua aplicação ao fim destinado. Aqueles produzidos em maior quantidade e por menor preço são os aços com baixo teor de carbono, que são os que contém menos de 0,25% em peso de carbono, e dentre eles se destaca o aço SAE 1020, muito utilizado na construção civil. Além desse, há também os aços microligados, que possuem mais elementos de liga adicionados em concentrações específicas de modo a garantir propriedades necessárias a sua utilização, dentre eles se destaca o aço ASTM A572, utilizado, entre outros, na produção de perfis e chapas. Ambos os aços citados possuem propriedades semelhantes, e, por isso, este estudo abordou, com base em levantamento bibliográfico de livros artigos e teses, as propriedades mecânicas e composições químicas desses aços com o objetivo de avaliar, com base nessas características, a viabilidade de substituição do aço ASTM A572 pelo aço SAE 1020. Conforme o material analisado foi possível observar que as propriedades mecânicas dos aços SAE 1020 e ASTM A572 são, em média, muito próximas, mas que, avaliando os aços SAE 1020 individualmente, para quase todos os casos, não seria possível o seu emprego conforme a norma do aço ASTM A572.pt_BR
dc.title.enStudy of the technical feasibility of replacing ASTM A572 steel with SAE 1020 steel based on mechanical propertiespt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA METALÚRGICA - Monografias

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