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dc.contributor.advisorGermano, Idilva Maria Pires-
dc.contributor.authorPenas, Evelyn Cristina de Sousa-
dc.date.accessioned2022-03-21T14:08:21Z-
dc.date.available2022-03-21T14:08:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPENAS, Evelyn Cristina de Sousa. Gordofobia em cena: estratégias discursivas contra o preconceito em vídeos do Youtube. Orientadora: Idilva Maria Pires Germano. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64518-
dc.description.abstractFatphobia is the term used to describe prejudice and discrimination against fat people. It refers to the discrimination that impacts the social trajectories of these subjects with regard to accessibility, labor market, health care, affective relationships. Digital social networks occupy an important space for the circulation of narratives about the body, its idealized standards and forms of regulation. This research aimed to identify the strategies used in YouTube videos to build narratives about fatphobia and fat activism. The theoretical and methodological approach was based on the perspective of discursively oriented Critical Social Psychology. The analyzed corpus was composed of 10 videos published on the YouTube platform, selected through a search carried out between January and April 2020, based on the search for the terms “fatphobia” and “fat activism”. After the transcription and repeated visualization of the videos, a discursive analysis of the corpus was carried out in order to identify the discursive strategies present in this material. It was found that the videos reject hegemonic narratives taken for granted that the fat body necessarily represents a disease. Often using irony and satire, the videos address a fierce critique to the prejudice, embarrassment and mockery against fat people that freely circulate in a fatphobic culture. Although humour has played an important role in the stigmatization of fat people, it has also been used as a tool to challenge the dominant discourses that model, normalize and regulate their bodies. In this sense humour shows up as powerful strategy of education and critique that propose a more inclusive society for different modes of existence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGordofobiapt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectEstratégias discursivaspt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectContra-narrativaspt_BR
dc.titleGordofobia em cena: estratégias discursivas contra o preconceito em vídeos do Youtubept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrGordofobia é o termo utilizado para descrever o preconceito e a discriminação contra pessoas gordas. Trata-se uma discriminação que impacta as trajetórias sociais desses sujeitos no tocante à acessibilidade, mercado de trabalho, cuidado em saúde, relacionamentos afetivos. As redes sociais digitais ocupam um importante espaço de circulação de narrativas sobre o corpo, seus padrões idealizados e formas de regulação. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas em vídeos do YouTube para construir narrativas sobre a gordofobia e o ativismo gordo. A abordagem teórico-metodológica baseou-se na perspectiva da Psicologia Social Crítica discursivamente orientada. O corpus analisado foi composto por dez vídeos publicados na plataforma YouTube, selecionados mediante busca realizada entre janeiro e abril de 2020 a partir da busca pelos termos “gordofobia” e “ativismo gordo”. Após a transcrição e repetidas visualizações dos vídeos, foi realizada uma análise discursiva do corpus de modo a identificar as estratégias discursivas presentes nesse material. Observou-se que os vídeos analisados contestam as narrativas hegemônicas naturalizadas de que o corpo gordo representa necessariamente uma patologia e dirigem uma crítica ferina, frequentemente por meio da ironia e da sátira, aos preconceitos, constrangimentos e piadas que circulam livremente contra a pessoa gorda numa cultura gordofóbica. Embora o humor tenha exercido um importante papel na estigmatização da pessoa gorda, também tem sido utilizado como ferramenta para combater os discursos dominantes que padronizam, normatizam e regulam seus corpos. Neste sentido, o humor mostra-se uma estratégia pedagógica e crítica poderosa na proposta de uma sociedade mais inclusiva aos diferentes modos de existência.pt_BR
dc.title.enFatphobia on the scene: discursive strategies about the fat body in Youtube videospt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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