Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKhan, Ahmad Saeed-
dc.contributor.authorMayorga, Rodrigo de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-11-04T19:05:31Z-
dc.date.available2013-11-04T19:05:31Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMAYORGA, Rodrigo de Oliveira. Análise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasil. 2006. 94 f.: Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6449-
dc.description.abstractThe present study has the purpose to analyze the relationship among wholesale market of yellow melon in Brazil. Time series methods, unit root test, Johansen cointegration test, Vectorial Autoregressive models (VAR), variance decomposition of prediction error and impulse response function were used to analyze the price transmission among these markets. The analyzed period embraces January 2001 to December 2005. The results showed that, despite Açu/Mossoró-RN and baixo Jaguaribe-CE represents the national biggest melon production areas, wholesale prices deviations from the Supply Centers of Natal and Fortaleza, didn’t affect in a significant way the other markets studied. On the other hand, price variation of the CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, affects all the others wholesale markets analyzed. Therefore, the CEAGESP, representing national wholesalers, it being the biggest intermediary of the country, commands the Brazilian yellow melon market, establishing, in practice, an oligopolistic market. This means that, the CEAGESP wholesalers imposes the market prices, and that, Supply Centers of Natal, Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba, Belo Horizonte and Brasília are prices takers of the yellow melon wholesale market of Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado atacadistapt_BR
dc.subjectTransmissão de preçospt_BR
dc.subjectModelo VARpt_BR
dc.titleAnálise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo se propôs a analisar a relação entre os mercados atacadistas de melão amarelo no Brasil. Para examinar a transmissão de preços entre estes mercados, foram empregados métodos de séries de tempo, teste de raiz unitária, teste de cointegração de Johansen, o modelo auto-regressivo vetorial (VAR), decomposição da variância dos erros de previsão e função-resposta ao impulso. O período analisado abrange janeiro de 2001 a dezembro de 2005. Os resultados mostraram que, apesar de os pólos Açu/Mossoró-RN e baixo Jaguaribe-CE representarem as maiores áreas produtoras nacionais de melão, variações nos preços de atacado de melão amarelo das Centrais de Abastecimento de Natal e Fortaleza não afetam de maneira significativa os preços dos outros mercados estudados. Variações nos preços da CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, no entanto, têm impacto sobre todos os mercados atacadistas analisados. Assim sendo, a CEAGESP, representando os atacadistas nacionais e sendo a maior intermediadora do País, comanda o mercado brasileiro de melão amarelo comercializado, constituindo, na prática, um mercado oligopolístico. Tal significa que os atacadistas da CEAGESP impõem os preços de mercado e que as Centrais de Abastecimento de Natal, Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília aparecem como tomadoras de preço do melão amarelo comercializado no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_romayorga.pdf475,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.