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Tipo: TCC
Título : Um modelo de ensino remoto focado nas experiências de seus usuários
Autor : Freitas, Jonathan da Silva
Tutor: Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de
Palabras clave : Modelo de ensino remoto;Analise verbal de decisão;ZAPROS;ORCLASS;PACON;Multicritérios de Preferências de Serviços com foco nas Experiências dos Usuários (MPS-USE)
Fecha de publicación : 2021
Resumen en portugués brasileño: A pandemia causada pela covid-19 modificou o funcionamento de diferentes setores da economia na tentativa de conter a disseminação do vírus, e um dos setores afetados foi o de educação. Escolas e universidades ficaram paradas por meses ou tiveram seu funcionamento de forma remota. Mas essa modalidade de ensino apresenta algumas dificuldades tanto para alunos como para professores, por diferentes fatores: tecnologia, ambiente de acesso, capacitação, entre outros. Este estudo buscou conhecer as necessidades dos professores e alunos para configurar um modelo de ensino remoto. Para tanto, foi utilizada uma estratégia de preferências de serviços como apoio na definição do modelo proposto, a fim de identificar os critérios de preferências com foco nas experiências e necessidades de seus usuários, para isso, foi feita uma busca na literatura por trabalhos que continham critérios que impactam no ensino à distância, e a partir desses critérios, foram desenvolvidos dois questionários: um para alunos e o outro para professores, com objetivo de descobrir os critérios preferíveis em um modelo de ensino remoto e desenvolver alternativas de acordo com as necessidades de seus usuários. Posteriormente será aplicado um método multicritério da análise verbal de decisão (AVD) para encontrar dentre as alternativas sugeridas, a mais preferível para uma configuração de um ensino remoto em situação de pandemia.
Abstract: The pandemic caused by covid-19 changed the functioning of different sectors of the economy in an attempt to contain the spread of the virus, and one of the affected sectors of education. Schools and data known for months or had its operation remotely. But this type of teaching presents some difficulties for both students and teachers, due to different factors: technology, access environment, training, among others. This study sought to understand the needs of teachers and students to configure a remote teaching model. Therefore, a service preference strategy was used to support the definition of the proposed model, in order to identify preference criteria focusing on the experiences and needs of its users. criteria that impact distance learning, and based on these criteria, two questionnaires were developed: one for students and the other for teachers, with the aim of discovering the preferable criteria in a remote learning model and developing alternatives according to the needs of their students. users. Subsequently, a multicriteria method of verbal decision analysis (ADL) will be applied to find, among the suggested alternatives, the most preferable one for a remote teaching configuration in a pandemic situation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64498
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

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