Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64384
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Estudo comparativo do uso de krigagem para estimação da escolha do modo particular motorizado
Título en inglés: Comparative study of kriging application to estimate the private motorized travel mode
Autor : Gomes, Viviani Antunes
Pitombo, Cira Souza
Rocha, Samille Santos
Salgueiro, Ana Rita Gonçalves Neves Lopes
Palabras clave : Geoestatística;Krigagem;Escolha Moda;Interpolação Espacial
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Revista Brasileira de Cartografia
Citación : GOMES, Viviani Antunes et al. Estudo comparativo do uso de krigagem para estimação da escolha do modo particular motorizado. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, v. 68, n. 4, p. 733-743, abr. 2016.
Resumen en portugués brasileño: Esse trabalho tem como objetivo analisar e comparar os resultados de duas técnicas de Krigagem (Ordinária e Indicativa) que foram aplicadas para estimar a escolha do modo de transporte particular motorizado (automóvel ou motocicleta) em coordenadas de valores conhecidos e desconhecidos. Os dados utilizados foram da Pesquisa Origem/Destino e da Pesquisa de Opinião sobre avaliação do transporte público, realizadas em 2007/2008 em São Carlos (SP). As técnicas foram aplicadas em uma região da cidade com 110 pontos amostrados. Inicialmente, aplicou-se a técnica da Árvore de Decisão para estimar a probabilidade de escolha do modo particular motorizado em domicílios pesquisados, determinando assim a variável numérica a ser interpolada posteriormente através da Krigagem Ordinária. Para a aplicação da Krigagem Indicativa utilizou-se a variável “modo principal” em sua forma discreta, onde “1” signifi cava o uso do modo particular motorizado e “0” signifi cava o não uso desses modos. Os resultados obtidos pelas duas técnicas de interpolação espacial foram similares (mapas interpolados e validação cruzada). A Krigagem Indicativa (KI), no entanto, obteve maior número de acertos. Além disso, com a KI foi utilizada a variável objeto de estudo em sua forma original, evitando possível propagação de erros.
Abstract: This paper aims to analyse and compare the results of two techniques of kriging (Ordinary Kriging and Indicator Kriging) that were applied to estimate the private motorized travel mode choice (car or motorcycle) in known and unknown geographic coordinates. The data used was from the Origin/Destination and Public Transportation Opinion Survey, carried out in 2007/2008 at São Carlos (SP, Brazil).The techniques were applied in the region with 110 sample points. Initially, Decision Tree was applied to estimate the probability of mode choice in surveyed households, thus determining the numeric variable to be used in Ordinary Kriging. For application of Indicator Kriging it was used the variable “main travel mode” in a discrete manner, where “1” represents the use of motorized particular travel mode and “0” characterizes others travel modes. The results obtained by the two spatial interpolation techniques were similar (Kriging maps and cross-validation procedure). However, the Indicator Kriging (IK) obtained the highest number of hit rates. In addition, with the IK it is possible to use the variable in its original form, avoiding error propagation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64384
ISSN : 1808-0936
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGL - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_vagomes.pdf5,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.