Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64321
Tipo: TCC
Título: O atletismo na escola: uma experiência pedagógica a partir da abordagem crítico-emancipatória
Título em inglês: Athletics at school: a pedagogical experience from the critical-emancipatory approach
Autor(es): Lima, Marieta Sales de
Orientador: Silva, Eduardo Vinícius Mota e
Palavras-chave: Atletismo;Proposta Pedagógica;Educação Física Escolar;Crítico-emancipatória
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Marieta Sales de. O atletismo na escola: uma experiência pedagógica a partir da abordagem crítico-emancipatória. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este trabalho aborda uma experiência de ensino do Atletismo a partir da abordagem Crítico-Emancipatória. Seu objetivo foi descrever a aplicação desta abordagem em uma turma de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Maranguape. A pesquisa desenvolvida possui caráter qualitativo e consistiu na observação participante das aulas ministradas e na aplicação de questionário para avaliação da proposta, a partir da percepção da turma. A análise dos dados foi feita por meio da observação das aulas desenvolvidas e pela análise dos dados obtidos por meio do questionário. Foi possível perceber a importância da categoria Linguagem para o bom desenvolvimento da proposta. Percebeu-se também que as aulas contribuíram para estimular a capacidade criativa, reflexiva e crítica dos alunos. Ressalta-se o nível de importância dado ao conteúdo ministrado, que aliado às atividades lúdicas promoveu um processo de ensino aprendizagem mais prazeroso para os estudantes. Assim, levando em consideração a estratégia didática adotada nas aulas, pode-se concluir que a proposta de ensino do Atletismo fundamentada nos pressupostos da abordagem Crítico Emancipatória obteve resultados positivos.
Abstract: This work approaches an experience of teaching Athletics from the Critical-Emancipatory approach. Its objective was to describe the application of this approach in a 1st year high school class of a public school in municipality of Maranguape. The research developed has a qualitative and consisted of participant observation of the classes taught and the application of questionnaire to evaluate the proposal, based on the perception of the class. The analysis of the data was made through the observation of the developed classes and the analysis of the data obtained through the questionnaire. It was possible to perceive the importance of the Language category for the good development of the proposal. It was noticed also that the classes contributed to stimulate the creative, reflective capacity and student criticism. The level of importance given to the content is highlighted. taught, which combined with recreational activities promoted a more pleasant teaching-learning process for students. Thus, taking into account the didactic strategy adopted in the classes, it can be concluded that the teaching proposal of Athletics based on the assumptions of the Critical-Emancipatory approach obtained positive results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64321
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_mslima.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.