Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Muro, Daniel Francisco Barbosa | - |
dc.contributor.author | Sousa, Breno Giovanni Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Barros, José Wariston | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Carlos André Dias | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T20:05:57Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T20:05:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MURO, Daniel Francisco Barbosa; SOUSA, Breno Giovanni Oliveira de; BARROS, José Wariston; BEZERRA, Carlos Andrá Dias. LPEM - Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64311 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Disseminação de informação | pt_BR |
dc.subject | Mecatrônica | pt_BR |
dc.title | LPEM - Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônica | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônica - LPEM, foi criado em 2005 a partir do projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, coordenado desde então pelo professor Carlos André Dias Bezerra. O LPEM tem como meta a construção dos próprios instrumentos de pesquisa com custo relativamente baixo, resultando, através da formação de novos grupos multidisciplinar de pesquisa e ensino. Ao longos dos 11 anos de existência, já passaram pelo LPEM mais de uma centena de alunos e mais de uma dezena de protótipos já foram construídos lá. Porém, não há registros oficiais destes números. Este Projeto de Iniciação Acadêmica tem como objetivo o levantamento e divulgação destas informações junto a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A metodologia consistiu na confeção de planilhas com os horários, que os alunos dedicam aos projetos desenvolvidos no laboratório, confecção e execução de um novo layout para melhor uso do espaço, confecção de uma relação dos equipamentos, identificação dos recursos materiais disponíveis e divulgação do LPEM, acompanhado por reuniões semanais com o orientador. Os principais resultados mensuráveis foram a atualização do site oficial do LPEM com as atividades realizadas no laboratório, realização do minicurso de autocad, orientação no manuseamento das ferramentas de usinagem dos protótipos e escolha do Projeto Aeromec para auxílio das atividades e desenvolvimento desta pesquisa de iniciação acadêmica. O projeto Aeromec, visa, além da divulgação do curso, o desenvolvimento e construção de um protótipo totalmente funcional com o intuito de participar da competição Aerodesign Brasil da SAE – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Portanto, com a realização deste projeto de iniciação acadêmica foi possível realizar atividades de ensino (minicurso de autocad), de extensão (participação no projeto de extensão Aeromec) e de pesquisa (desenvolvimento do aeromodelo). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dfbmuro.pdf | 44,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.