Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMuro, Daniel Francisco Barbosa-
dc.contributor.authorSousa, Breno Giovanni Oliveira de-
dc.contributor.authorBarros, José Wariston-
dc.contributor.authorBezerra, Carlos André Dias-
dc.date.accessioned2022-03-07T20:05:57Z-
dc.date.available2022-03-07T20:05:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMURO, Daniel Francisco Barbosa; SOUSA, Breno Giovanni Oliveira de; BARROS, José Wariston; BEZERRA, Carlos Andrá Dias. LPEM - Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64311-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisseminação de informaçãopt_BR
dc.subjectMecatrônicapt_BR
dc.titleLPEM - Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônica - LPEM, foi criado em 2005 a partir do projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, coordenado desde então pelo professor Carlos André Dias Bezerra. O LPEM tem como meta a construção dos próprios instrumentos de pesquisa com custo relativamente baixo, resultando, através da formação de novos grupos multidisciplinar de pesquisa e ensino. Ao longos dos 11 anos de existência, já passaram pelo LPEM mais de uma centena de alunos e mais de uma dezena de protótipos já foram construídos lá. Porém, não há registros oficiais destes números. Este Projeto de Iniciação Acadêmica tem como objetivo o levantamento e divulgação destas informações junto a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A metodologia consistiu na confeção de planilhas com os horários, que os alunos dedicam aos projetos desenvolvidos no laboratório, confecção e execução de um novo layout para melhor uso do espaço, confecção de uma relação dos equipamentos, identificação dos recursos materiais disponíveis e divulgação do LPEM, acompanhado por reuniões semanais com o orientador. Os principais resultados mensuráveis foram a atualização do site oficial do LPEM com as atividades realizadas no laboratório, realização do minicurso de autocad, orientação no manuseamento das ferramentas de usinagem dos protótipos e escolha do Projeto Aeromec para auxílio das atividades e desenvolvimento desta pesquisa de iniciação acadêmica. O projeto Aeromec, visa, além da divulgação do curso, o desenvolvimento e construção de um protótipo totalmente funcional com o intuito de participar da competição Aerodesign Brasil da SAE – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Portanto, com a realização deste projeto de iniciação acadêmica foi possível realizar atividades de ensino (minicurso de autocad), de extensão (participação no projeto de extensão Aeromec) e de pesquisa (desenvolvimento do aeromodelo).pt_BR
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dfbmuro.pdf44,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.