Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTabosa, Hamilton Rodrigues-
dc.contributor.authorGarofo, Fábio Nogueira-
dc.date.accessioned2022-03-04T19:37:55Z-
dc.date.available2022-03-04T19:37:55Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGAROFO, Fábio Nogueira. Práticas informacionais de profissionais de Educação Física em Fortaleza-CE. 2022. 26 f. Monografia (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64295-
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the informational practices of Physical Education professionals working in the academy environment in the city of Fortaleza-CE that is, the information needs, the search procedures and the uses that make the information retrieved for its performance in this environment. In order to achieve this objective, we carried out a quali-quantitative approach, based on a bibliographic review with subsequent application of questionnaire and analysis of data obtained through Content Analysis according to Bardin's prescriptions (2011). As results, we conclude that the vast majority of physical education professionals interviewed feel the need to seek information to improve their care in specific cases, such as care for a specific customer in their work environment. This need initiates a search that, in most cases, brings satisfactory results and is often done on the web, using technical terms on reliable search platforms such as Google Scholar and Pubmed. In addition to these platforms, some professionals use books and PDFs from their personal collection or Youtube channels. The majority of physical education professionals, according to the results of this study, use information in a predominantly instrumental manner according to Taylor (1991). Physical exercise guided by a qualified Physical Education professional is already proven to be an excellent way to prevent and treat most existing comorbidities, so it is necessary to value this professional, who still goes through situations of discomfort in their work environment, and studying their informational practices showing that more and more these individuals seek qualification is a way to influence others to be better and better, besides showing society the value of a Physical Education professional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas informacionaispt_BR
dc.subjectProfissionais de Educação Físicapt_BR
dc.titlePráticas informacionais de profissionais de Educação Física em Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas informacionais dos profissionais de Educação Física que trabalham no ambiente de academia na cidade de Fortaleza-CE, ou seja, as necessidades de informação, os procedimentos de busca e os usos que fazem da informação recuperada para sua atuação nesse ambiente. Para a consecução desse objetivo, realizamos uma abordagem quali-quantitativa, partindo de uma revisão bibliográfica com posterior aplicação de questionário e análise dos dados obtidos por meio da Análise de Conteúdo conforme prescrições de Bardin (2011). Como resultados, concluímos que a grande maioria dos profissionais de Educação Física entrevistados sente necessidade de buscar informações para melhorar seu atendimento em casos pontuais, como atendimento a um cliente específico no seu ambiente de trabalho. Essa necessidade dá início a uma busca que, em grande parte dos casos, traz resultados satisfatórios e frequentemente é feita na web, utilizando termos técnicos em plataformas de busca confiáveis como o Google Acadêmico e o Pubmed. Além dessas plataformas, alguns profissionais recorrem a livros e PDFs de seu acervo pessoal ou a canais do Youtube. A maioria dos profissionais de Educação Física, de acordo com os resultados deste estudo, utiliza a informação de maneira predominantemente instrumental conforme Taylor (1991). O exercício físico orientado por um profissional de Educação Física qualificado já é comprovadamente uma excelente forma de prevenir e tratar grande parte das comorbidades existentes, por isso faz-se necessária a valorização desse profissional, que ainda hoje passa por situações de desconforto em seu ambiente de trabalho, e estudar suas práticas informacionais mostrando que cada vez mais esses indivíduos buscam qualificação é uma forma de influenciar os outros a serem cada vez melhores, além de mostrar para a sociedade o valor de um profissional de Educação Física.pt_BR
dc.title.enInformacional practices of Physical Education professionals in Fortaleza-CEpt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_fngarofo.pdf765,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.