Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64287
Tipo: Resumo
Título: Mapeamento do fluxo de indivíduos no Projeto de Extensão Movimento
Autor(es): Cacau, Catharina Saraiva Nobre
Nunes, Ana Carla Lima
Santos, Ana Ellen do Nascimento
Menezes, Roberta Mendes de
Moraleida, Fabianna Resende de Jesus
Palavras-chave: Dor lombar - Tratamento;Cooperação e adesão ao tratamento
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CACAU, Catharina Saraiva Nobre; NUNES, Ana Carla Lima; SANTOS, Ana Ellen do Nascimento; MENEZES, Roberta Mendes de; MORALEIDA, Fabianna Resende de Jesus. Mapeamento do fluxo de indivíduos no Projeto de Extensão Movimento. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5246, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Introdução: No Brasil, estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas tenham incapacidade devido à dor lombar crônica (DLC). Sendo um importante problema de saúde pública, sua abordagem em nível de atenção primária é um grande desafio. Objetivo: Realizar o mapeamento do fluxo de indivíduos assistidos pelo Projeto de Extensão Movimento a fim de identificar a abrangência deste. Metodologia: Este estudo foi desenvolvido com a base de dados de pacientes assistidos pelo Movimento, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. O mesmo avalia e treina em grupoterapia indivíduos com DLC residentes na Regional III de Fortaleza, usuários da Unidade Básica de Saúde Anastácio Magalhães. Realizou-se uma busca neste banco referente ao primeiro semestre de 2016. As seguintes variáveis foram coletadas: número de indivíduos recrutados, avaliados, que participaram de grupoterapia, e reavaliados. Os dados foram analisados pelo software Excel, 2013. Resultados: O mapeamento do fluxo de usuários identificou o recrutamento de 144 indivíduos, de ambos os sexos, sendo 95% da Regional III. Destes, 55 foram avaliados e 36 participaram do treinamento em grupo para DLC. Os principais motivos para o não seguimento nesta etapa foram: a melhora natural da dor, indisponibilidade e queixas diferentes de DLC. Finalmente, 12 concluíram a intervenção proposta, seguida por reavaliação, valor equivalente a 33,3% de adesão ao tratamento. Esta taxa de adesão se mostrou aquém do esperado, embora semelhante à de outros estudos. Conclusão: O mapeamento realizado permitiu identificar os pontos de perda de seguimento de pacientes e seus fatores associados, e evidenciou que medidas devem ser adotadas a fim de melhorar essa taxa de adesão. Sugere-se a implantação de Mensagens de Texto como um método de baixo custo para incentivar os indivíduos com dor crônica a permanecerem ao tratamento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64287
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_csncacau.pdf45,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.