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dc.contributor.authorSilva, Joyce Pascoal de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorAraújo, Carla Beatriz Costa de-
dc.date.accessioned2022-03-03T12:16:50Z-
dc.date.available2022-03-03T12:16:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Joyce Pascoal de Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; ARAÚJO, Carla Beatriz Costa de. Análise funcional comparativa de trecho da BR-116 no estado do Ceará. Revista Tecnologia, Fortaleza, p. 1-21, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64226-
dc.description.abstractThis study consists in a comparative analysis between two methodologies of functional evaluation of flexible pavements, executed along a section of BR-116, a highway in State of Ceará, Brazil. The methods used are based on the execution of an inventory of pathologies existing on the highway surface, in order to calculate indices that attribute degradation concepts to the pavement, such as the Global Gravity Index (GGI) and the State Index of Surface (SIS). The GGI is obtained by classification and counting of occurrences and measurement of the arrows in the wheel tracks, while SIS is obtained by Continuous Visual Survey (CVS) all along the section. After comparing the results for both indexes, considering approximate segments, it was found divergent concepts in several sections. It seems that SIS assigns a worse degradation condition to the pavement. While the GGI considered 48% of the extension evaluated in the Regular state, 47% in the Bad state and only 5% in the Poor state; the IES considered 51.6% in the Bad state, 48.3% in the Poor state and only 0.1 in the Regular state. That can be attributed to the higher subjectivity of the CVS method.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação funcional de pavimentospt_BR
dc.subjectÍndice de Gravidade Globalpt_BR
dc.subjectÍndice do Estado da Superfíciept_BR
dc.titleAnálise funcional comparativa de trecho da BR-116 no estado do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho consiste na realização de uma análise comparativa entre duas metodologias de avaliação funcional de pavimentos flexíveis, as quais foram executadas ao longo de um trecho da BR-116 no estado do Ceará. Os métodos utilizados baseiam-se na execução de um inventário de patologias existentes na superfície da rodovia, com o objetivo de calcular índices que atribuem ao pavimento conceitos de degradação, são eles: o Índice de Gravidade Global (IGG) e o Índice do Estado da Superfície (IES). Enquanto o IGG é obtido mediante a classificação e contagem das ocorrências e a medição das flechas nas trilhas de roda, em superfícies de avaliação, o IES é obtido por meio de um levantamento visual contínuo (LVC), em toda a extensão do trecho. Ao comparar os resultados obtidos para os dois índices, considerando segmentos aproximados, verificou-se divergência de conceitos em várias seções. Através do IES foi atribuída ao pavimento uma pior condição de degradação. Enquanto o IGG considerou 48% da extensão avaliada em estado regular, 47% em estado Ruim e somente 5% em estado Péssimo; o IES considerou 51,6% em estado Ruim, 48,3% em estado Péssimo e apenas 0,1 em estado Regular. Esse fato pode estar relacionado à maior subjetividade do método LVC.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo trata de la realización de un análisis comparativo entre dos metodologías de evaluación funcional de pavimentos flexibles, las cuales fueros ejecutadas a lo largo de un tramo de la BR-116 en el Ceará. Los métodos utilizados están basados en la ejecución de un inventario de patologías existentes en la superficie de la carretera, con el objetivo de calcular índices que atribuyen conceptos de deterioro al pavimento. Son ellos: el Índice de Gravedad Global (IGG) y el Índice del Estado de la Superficie (IES). Mientras el IGG es obtenido por medio de la clasificación y recuento de los sucesos y la medición de las flechas en las rutas de rueda, en superficies de evaluación, el IES es obtenido por medio de un Levantamiento Visual Continuo (LVC),en todo el tramo. Al comparar los resultados obtenidos para los dos índices, considerando segmentos aproximados, fueron encontradas divergencias de conceptos en varias secciones. Por medio del IES se atribuyó al pavimento una peor condición de degradación. Mientras el IGG considero 48% de la extensión evaluada en estado Regular, 47% en Mal estado y solo 5% en Pésimo estado; El IES consideró 51,6% en Mal estado, 48,3% en Pésimo estado y solo 0,1% en estado Regular. Este hecho puede estar relacionado a una considerable subjetividad del método LVC. Palabras-clave: Evaluación funcional de pavimentos. Índice de gravedad global. Índice del estado de la superficie.pt_BR
dc.title.enComparative functional analysis of the section of the BR - 116 in the state of Cearápt_BR
dc.description.abstract-frCe travail consiste à effectuer une analyse comparative de deux méthodes d’évaluation fonctionnelle des chaussées souples, qui ont été mises sur une intervalle de la route BR-116 dans l’Etat du Ceará. Les méthodes utilisées se basent sur l’exécution d’un inventaire de pathologies chez la surface de la route, avec l’objectif de calculer des indices qui attribuent au plancher des concepts de dégradation. Ceux sont: l’Indice de Gravité Globale (IGG) et l’Indice de l’État de la Surface (IES). L’IGG est obtenu par le classement et le comptage des présences et la mesure des flèches dans les voies de roue, dans des surfaces d’évaluation. Par d’autre côté, l’IES est obtenu par une Enquête Visuelle Continue (LVC), dans toute l’extension de l’intervalle. Quand on compare les résultats obtenus par les deux indices et en considérant des segments approximatifs, ona pu vérifier une divergence de concepts dans plusieurs sections. En utilisant l’IES une pire condition de dégradation a été attribuée au plancher. Alors que l’IGG a considéré 48% de la route examinée en état ordinaire, 47 % en mauvais état et seulement 5 % en trop mauvais état; l’IES a considéré 51,6 % en mauvais état, 48,3 % en trop mauvais état et juste 1% en état ordinaire. Cela peut être lié à une plus grande subjectivité de la méthode LVC.pt_BR
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