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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Cristina de Oliveira Magalhães | - |
dc.contributor.author | Almeida, Marina Alves de | - |
dc.contributor.author | Cruz, Rosimeire Costa de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T19:33:22Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25T19:33:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cristina de Oliveira Magalhães; ALMEIDA, Marina Alves de; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64202 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação (Educação permanente) | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta dados resultantes de uma pesquisa exploratória realizada por estudantes matriculados na disciplina Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2016.1. O objetivo foi analisar aspectos referentes à proposta pedagógica, ao acompanhamento ao trabalho docente e à formação continuada de professoras em creches e pré-escolas no município de Fortaleza. Os dados aqui discutidos são brevemente analisados à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) que objetivam orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares. Além disso, autores como Oliveira-Formosinho et al (2001) e Gomes (2009) nos ajudam a compreender a relevância da formação continuada. A metodologia consistiu no levantamento de dados, realizado entre abril e maio de 2016, por meio da aplicação de questionários em 19 creches e pré-escolas públicas e privadas. Com relação à proposta pedagógica, a maioria das instituições possui o documento, que foi elaborado pelo grupo gestor, pelos professores e pela comunidade, incluindo as famílias. No entanto, este documento está em processo de reelaboração em algumas destas instituições, pois se encontra defasado. Quanto ao acompanhamento pedagógico, a mediação do coordenador é muito presente e realizada por meio de frequentes reuniões, juntamente com as professores. A coordenação observa se o planejamento é cumprido, através de visitas realizadas às salas de atividades. Também oferece suporte pedagógico e “feedbacks” às docentes. A formação continuada acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o núcleo gestor, que a planejam e desenvolvem através de grupos de estudo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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