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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Daiane Castro Bittencourt de-
dc.contributor.authorPitombo, Cira Souza-
dc.contributor.authorRocha, Samille Santos-
dc.contributor.authorSalgueiro, Ana Rita Gonçalves Neves Lopes-
dc.contributor.authorDelgado, Juan Pedro Moreno-
dc.date.accessioned2022-02-24T17:48:00Z-
dc.date.available2022-02-24T17:48:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUSA, Daiane Castro Bittencourt de et al. Violência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacial. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 51, n. 127, p. 1-10, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64169-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Saúde Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoubopt_BR
dc.subjectEstatística & dados numéricospt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectUtilizaçãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPrevenção & controlept_BR
dc.titleViolência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOBJETIVO: Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (especificamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS: A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS: A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES: Com o uso da Krigagem indicativa (estimação geoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise.pt_BR
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